Loures assina Declaração Europeia das Cidades Circulares

27.01.2021

O Município de Loures assinou a Declaração Europeia das Cidades Circulares, uma carta de princípios que procura auxiliar no processo de aceleração da transição de uma economia linear para uma economia circular na Europa.

lras ambiente declração

O documento contém uma visão comum e partilhada, que permite garantir que as cidades atuem como uma força conjunta rumo à circularidade.

Reconhecendo a necessidade de acelerar a transição de uma economia linear para uma economia circular na Europa, as cidades e regiões que assinam a declaração comprometem-se a atuar como embaixadores e a defender uma economia circular, criando assim uma sociedade eficiente em termos de recursos, descarbonizada e socialmente responsável.

Os signatários terão oportunidade de colaborar com os seus pares, formando um importante grupo de cidades que ajudará a aumentar a consciencialização sobre os benefícios políticos, sociais, ambientais e financeiros a longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento de uma economia circular.

A par de algumas cidades portuguesas, tais como Loures, Albergaria-a-Velha, Braga, Guimarães, Mealhada, Melgaço e Porto, outras importantes cidades europeias assinaram esta declaração: Ghent, Praga, Copenhaga, Helsínquia, Budapeste, Florença, Oslo, Liubliana e Malmo.

Com a assinatura da Declaração Europeia das Cidades Circulares, Loures procura reforçar o compromisso no caminho para uma economia circular, acelerando este processo.

Atualmente, a Câmara Municipal de Loures tem, na sua política municipal, bons exemplos de boas-práticas para uma economia circular, sendo exemplo disso a constituição da rede de recolha de óleo alimentar usado, o projeto Pequenos Gestos, Grandes Mudanças e, no âmbito da Estratégia Municipal de Sensibilização Ambiental, a atividade LRS 360º e o projeto Em Loures, compostar é outra forma de reciclar.

Depois da adesão do Município, a página de Loures já se encontra disponível para consulta no website da Declaração Europeia das Cidades Circulares.