Loures assinala Dia Mundial da Educação Ambiental

26.01.2021

A Câmara Municipal de Loures realizou, no último trimestre de 2020, mais de 90 ações de educação e sensibilização ambiental, que contaram com a participação de 2362 pessoas. Hoje comemora-se o Dia Mundial da Educação Ambiental.

• Mais de 90 ações de educação ambiental realizadas no último trimestre de 2020 - 1
  • Mais de 90 ações de educação ambiental realizadas no último trimestre de 2020 - 2
  • Mais de 90 ações de educação ambiental realizadas no último trimestre de 2020 - 3

Neste ano letivo, no qual se colocam desafios adicionais no âmbito do combate à pandemia de COVID-19, a Câmara Municipal de Loures assumiu o compromisso de garantir que estivessem reunidas as condições necessárias para que se continuasse a trabalhar em conjunto com a comunidade educativa, na partilha de boas-práticas ambientais.

Com este compromisso, e após a apresentação do plano de atividades de educação e sensibilização ambiental, em outubro de 2020, sob o tema Dinâmicas com Sustentabilidade, as ecoaulas têm-se realizado nos estabelecimentos de ensino do concelho, com uma calendarização regular.

No âmbito da Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental, há a salientar três eixos temáticos: Descarbonizar a sociedade, onde se destacam a história Poluição do Ar, contada através do método Kamishibai, e o Jogo do Baixo Carbono. Dentro do eixo Economia circular, destaque para as seguintes ações: LRS 360º, dinâmica teatral O que fazes ao óleo das tuas batatas fritas? e ainda Compostar outra forma de reciclar. E sob a temática do eixo Valorizar o territórioHistória da MimiPiquenique na MataEvolução & Biodiversidade Repensar os rios, são as ações a oferecer.

O Dia Mundial da Educação Ambiental, que se assinala a 26 de janeiro, tem a sua origem na Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, celebrada em junho de 1972, em Estocolmo (Suécia). Nela foi debatida a importância de se cuidar do meio ambiente, bem como exposta a necessidade de existirem princípios comuns que proporcionem à sociedade uma inspiração e um caminho para preservar e melhorar o nosso ambiente.

Para participar nas ações de educação e sensibilização ambiental, inscreva-se aqui.

Mais se informa que se encontram disponíveis online as atividades O que fazes ao óleo das tuas batatas fritas? e Piquenique na Mata.