Bem-estar animal

Loures duplica adoções de animais em 2020

12.01.2021

Os gatos Simba, Yuki e Mia e os cães Boris, Foxy e Sushi são apenas alguns dos 278 animais que ganharam uma nova casa em 2020, depois de terem sido adotados no Centro de Recolha de Animais de Loures (CROAL).

• Adoções 2020 notícia

No ano passado, foram entregues para adoção 180 cães, dos quais 156 foram adotados por particulares e 24 por associações zoófilas. Quanto aos gatos, foram 98 os animais adotados, dos quais 76 por particulares e 22 por associações zoófilas.

O número alcançado em 2020 representa um aumento substancial face aos anos anteriores: em 2019 tinham sido entregues para adoção 140 animais e, em 2018, apenas 53. O crescimento mais significativo verificou-se na adoção de gatos: em 2019 foram adotados 19 gatos e no ano seguinte 98.

“Os bons resultados nos números das adoções promovidas pelo Centro de Recolha do Município são a expressão dos avanços globais nas políticas municipais de promoção do bem-estar animal, do empenhamento dos trabalhadores da Divisão de Serviços Veterinários, da importante colaboração de associações e de particulares e do investimento na capacitação deste serviço que tem sido feita ao longo dos últimos anos”, afirma o vice-presidente da Câmara de Loures, notando que a situação pandémica que se viveu em 2020 obrigou a “um esforço acrescido”. Nesse ano, refere Paulo Piteira, não foi possível realizar “a quase totalidade das nossas ações presenciais da campanha de adoção”.

“Os números alcançados são ainda mais relevantes se se tiver em conta que a política de adoções do Município desincentiva as adoções por impulso, realizando avaliação pré-adoção, nomeadamente quanto às condições existentes no local para onde o animal vai, as condições económicas e sociais dos tutores que os pretendem adotar, visando assegurar as condições do seu bem-estar”, conclui o autarca, responsável pela Divisão de Serviços Veterinários.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Loures promoveu, no último ano, uma campanha de sensibilização da população contra o abandono de animais de estimação, com o mote Há sempre opção. Abandono não é solução. Além disso, a Autarquia criou novos mecanismos de apoio a tutores em situação económica mais fragilizada, mediante protocolos firmados com associações de defesa e promoção do bem-estar animal.

A pensar em quem pretende adotar um animal, o Município disponibiliza online informação atualizada sobre quais os animais que estão à procura de uma nova casa. Neste endereço - https://app1.cm-loures.pt/veterinariomunicipal2019/animaisadocao/ - é possível ficar a conhecer as informações mais relevantes – como a idade, o porte, o sexo e a data desde a qual cada animal se encontra no CROAL –, mas também aceder a uma série de informações úteis sobre vacinação, identificação eletrónica, registo e licenciamento de animais de companhia, o programa Aqui há gato! (de Captura, Esterilização e Devolução) e o projeto de voluntariado 4 Patas a Mexer.