Ir para o Conteúdo

28 julho

Xutos & Pontapés


São quatro décadas de uma carreira com 13 álbuns editados e muitos êxitos que marcaram a história do rock português e que irão marcar o encerramento das Festas de Loures, no dia 28 de julho.

O concerto decorre no Palco Loures, a partir das 22h30, com entrada livre.


Foi precisamente há 40 anos, a 13 de janeiro, de 1979, que os Xutos & Pontapés deram o seu primeiro concerto, na sala Alunos de Apolo, em Lisboa. Na altura, era Zé Leonel na voz, Zé Pedro na guitarra, Tim no baixo e Kalú na bateria.

Muita coisa mudou. Ainda nos primeiros anos de vida do grupo, Zé Leonel saiu e Tim passou a acumular o baixo com a voz. Depois entrou o guitarrista Francis, que saiu dois anos depois. No mesmo ano, 1983, entraram o guitarrista João Cabeleira e o saxofonista Gui, que integram a formação atual.

Mas foi há apenas dois anos que veio aquela que seria a maior perda: a morte de Zé Pedro, fundador e figura icónica do grupo. Uma perda que abalou não só os companheiros, como também os fãs, que continuam a fazer questão de assinalar a sua memória.

Apesar da morte de Zé Pedro, os Xutos & Pontapés decidiram continuar a existir como banda. E, no ano passado, anunciaram que iam regressar a estúdio para gravar um novo disco. Este novo álbum chama-se Duro e foi lançado em janeiro de 2019. Sabe-se que algumas músicas incluem sons da guitarra de Zé Pedro.

 

 



Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora