Ir para o Conteúdo

1 outubro

Comunidade de Leitores: O Lugar da Incerteza


A Câmara Municipal de Loures convida a participar na primeira sessão da temporada 2026/2027 da Comunidade de Leitores, que terá lugar no dia 1 de outubro.

O Lugar da Incerteza, de Patrícia Reis, é a obra em análise nesta sessão, que tem início marcado para as 21 horas, na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, e conta com a presença da escritora.

O palco é Lisboa, o cenário principal, um consultório de psiquiatria: poltrona, sofá baixo de tom amarelo-ocre e um tapete garrido cuja singular relevância para a história é a de aludir aos labirintos em que as suas personagens se veem — e verão — enredadas.

São várias as personagens e muitos os labirintos pelos quais António, o psiquiatra, as irá guiar, como Ariadne com o seu fio. A segurar a outra ponta estão Eduardo, um padre que já não encontra consolo nesse lugar de fé, e Simone, arquiteta a braços com uma carreira e uma família em ruínas. Deste elenco fazem ainda parte Tomás, Alice, Camila, Isabel e Bárbara, testemunhas de que o Diabo anda sempre à espreita.

Depois da biografia de Maria Teresa Horta, Patrícia Reis regressa ao romance com O Lugar da Incerteza, um livro que é também uma reflexão sobre a fé, os homens e as teias em que se deixam enredar.

Entrada livre, mediante inscrição: bmas@cm-loures.pt • 211 150 665

Consulte o programa da temporada 2026/2027 da Comunidade de Leitores, subordinada ao tema Personagens em Desequilíbrio: A literatura e as fragilidades da mente humana.



Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora