Ir para o Conteúdo

8 outubro 

Comemorações da Implantação da República


A Implantação da República volta a ser comemorada em Loures no dia 4 de outubro, data em que uma Junta Revolucionária a proclamou no concelho, na véspera do que veio a acontecer no restante território nacional.

O programa das comemorações inclui a tradicional deposição de flores no Mausoléu da Junta Revolucionária do Concelho de Loures, sito no Cemitério Municipal de Loures, às 15 horas. No núcleo museológico do cemitério será inaugurada, pelas 15h10, a exposição Os contributos do Turismo cemiterial para a revisitação da História em Loures.

 

A evocação da Implantação da República far-se-á também na Escola Secundária Dr. Carvalho de Figueiredo, em Loures, onde um grupo de alunos procederá à leitura da Ata da Junta Revolucionária do Concelho de Loures, às 15 horas.   

 

Pelas 20h30, será possível assistir, no Largo 4 de Outubro, em Loures, ao espetáculo A Alvorada da República, pelo Artelier?/Teatro Nacional de Rua. Trata-se de um espetáculo de teatro e vídeo mapping, que procurará contar a história da proclamação, exaltando os valores da República e valorizando a história municipal através de um olhar artístico atual.

 

O dia termina com o concerto A Propósito de Beethoven, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, às 21h30. Este concerto terá direção e comentários de António Saiote.

 

As comemorações estendem-se até ao dia 8 de outubro, data em que a Capela do Cemitério Municipal de Loures receberá a iniciativa À conversa com… João Lázaro, uma reflexão sobre a República e sobre os contributos do concelho de Loures para esta causa.

 

Programa

República 2022 programa

 

 



Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora