Ir para o Conteúdo

Até 3 outubro

Exposição As Mulheres, como são visualizadas nos cemitérios?


As Mulheres, como são visualizadas nos cemitérios? é o nome da exposição que está patente no Núcleo Museológico do Cemitério Municipal de Loures.

Partindo da reconstituição de vidas passadas, no que às Mulheres se refere, de estudos de registos deixados pelas mesmas e pelos seus silêncios ou, como recurso, de registos feitos por outros ou outras, dos quais os textos deixados nas campas e nos jazigos nos cemitérios são exemplo, esta exposição é reflexo de um estudo que foi realizado no Cemitério Municipal de Loures, através das análises empíricas realizadas sobre os epitáfios, da intitulação dos jazigos, das fotografias e retratos pintados por Álvaro Pedro Gomes e, por último, do que se foi descobrindo do estudo sistemático do Cemitério de Loures, iniciado em 2017.

 

A mulher na família, esposa e mãe é a referência predominante nos epitáfios das campas e/ou jazigos do Cemitério Municipal de Loures e que a colocação de marcos de memória vieram evidenciar, trazendo para a luz do dia mulheres que fizeram a sua vida, solteiras ou casadas, pessoas da comunidade ou que por Loures passaram, deixando o património das suas vidas.

 

Esta investigação, que contou com o apoio de familiares, permite aumentar a descoberta de mulheres que fizeram parte da paisagem de Loures e que enriqueceram a história de todos, ganhando lugar na memória desta cidade.

 

Até ao dia 3 de outubro de 2022 visite esta exposição, patente no Núcleo Museológico do Cemitério Municipal de Loures, que integra a programação do Turismo Cemiterial.

 

Saiba mais

Exposição As Mulheres, como são visualizadas nos cemitérios? - Nova data - PDF

 



Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora