Tráfego Rodoviário

Saída da A1 em São João da Talha/Bobadela

 

Garantir a saída da A1, no sentido sul-norte, na zona da Bobadela/São João da Talha, reduzindo o tráfego rodoviário de atravessamento que hoje percorre o interior da Bobadela e de São João da Talha, e completando o nó de entrada na A1, em São João da Talha, no sentido norte-sul. Esta reivindicação é colocada relativamente à IP e/ou à concessionária BRISA. O Município de Loures já desenvolveu estudos com vista a garantir este acesso, que estão agora em fase de articulação com aquelas entidades.

 

 

Variante a Bucelas

 

A construção da variante a Bucelas é uma reivindicação muito antiga, com vista a libertar o centro de Bucelas, que hoje é afetado no seu núcleo mais antigo pelo cruzamento da EN115 com a EN116, ambas com significativo tráfego rodoviário de pesados de mercadorias. Quando na construção da CREL não foi previsto nenhum nó em Bucelas que incorporasse alternativas que contribuíssem para a resolução deste problema, o PROTAML consagrou a responsabilidade da construção da variante à então Estradas de Portugal (EP), hoje Infraestruturas de Portugal.

O Município já garantiu parte dos terrenos necessários à construção da variante, esperando-se que tal contributo constitua incentivo para a Infraestruturas de Portugal corresponder às responsabilidades de execução contempladas no PROTAML.

 

 

Abolição das portagens da CREL

 

O facto de a CREL ter sido portajada, contrariamente ao que foi prometido pelo Governo, na altura da sua conclusão, veio a traduzir-se no retorno da circulação dos pesados de mercadorias ao interior dos aglomerados urbanos. Assim, a reivindicação do seu desportajamento é uma aspiração do Município de Loures, partilhada por outros municípios da AML, no sentido de libertar a rede viária local, e os núcleos urbanos, do trânsito de atravessamento de pesados de mercadorias.