Mobilidade Suave

Revitalização de espaços públicos urbanos centrais privilegiando a circulação pedonal

 

Intervenções levadas a cabo pela Câmara Municipal de Loures, no âmbito das ações de revitalização urbana programadas e parcialmente desenvolvidas.

 

 

Zona central de Loures

Rua da República

 

Intervenção já concretizada no troço norte da Rua da República (EN8) e vias adjacentes. Uma segunda fase está preconizada para o troço sul do arruamento.

 

 

Zona central de Moscavide

Avenida de Moscavide

 

Intervenção concretizada com ampliação dos espaços de circulação pedonal ao longo da Avenida de Moscavide. Prevê-se o próximo desenvolvimento com a criação de estacionamento complementar na sua envolvente.

 

 

Zona central de Camarate

 

Intervenção na zona central em torno da Igreja de Camarate e dos espaços comerciais daquela zona, com ampliação dos espaços de circulação pedonal, estando prevista a criação de estacionamento complementar na envolvente.

 

 

Zona central de Sacavém

 

Intervenção preconizada para o futuro próximo, com ampliação das condições de circulação pedonal no núcleo antigo daquela cidade, e instalação de novos serviços à população.

 

 

Zona central de Bucelas

 

Em fase de estudo, esta intervenção visa devolver o centro da vila à fruição pública, tornando urgente a construção da variante a Bucelas, enquanto condição de alívio do tráfego no interior da localidade.

 

 

Execução dos troços estruturantes da rede municipal de ciclovias

 

Desenvolvimento de quatro eixos estruturantes de uma rede de ciclovias concelhias, que garantam a ligação entre as duas cidades do concelho e as redes equivalentes dos concelhos envolventes (Lisboa e Vila Franca de Xira), visando estimular os modos de mobilidade suave e o desenvolvimento de rebatimentos ou articulação com os vários modos de transporte a operar no concelho. Esta iniciativa é assumida pelo Município de Loures e está contemplada no seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da AML. Os necessários investimentos têm cabimentação no orçamento municipal e enquadram-se nos critérios de cofinanciamento no âmbito do Portugal 2020.

 

 

Troço Sacavém-Moscavide

(cerca de 3 700 metros)

 

Já parcialmente executado em Sacavém, Portela e Moscavide, com ligação à estação de metropolitano de Moscavide (linha vermelha) com condições de estacionamento para as bicicletas. Falta executar o troço entre a zona alta de Sacavém e a Praça da República, a contemplar na intervenção de superfície naquela Praça, na sequência da obra de regularização fluvial e controlo de cheias (substituição do “Caneiro”).

 

 

Troço Loures-Infantado

(cerca de 3 200 metros) 

 

Criará uma ligação ciclável entre o Infantado e o centro de Loures, assegurando o acesso aos principais equipamentos de ensino, desporto e lazer.

 

 

Troço da frente ribeirinha do Tejo

(cerca de 6 500 metros)

 

A executar proximamente – aguarda a atribuição de “reconhecido interesse público” (RIP) por parte do Governo, exigido pela sua implantação ao longo da margem do Tejo, para proceder à contratação da empreitada com base no projeto de execução já concluído. A ligação do percurso à zona do apeadeiro ferroviário de Santa Iria de Azóia (reclamado interface) já se encontra executada, faltando assegurar o acesso à plataforma, a articular com a Infraestruturas de Portugal.

 

 

Troço na várzea entre Sacavém e Loures

(cerca de 12 000 metros) 

 

Via estruturante do projeto de valorização da várzea e da sua importância paisagística e ambiental, que ligará as redes cicláveis entre as duas zonas do concelho.