Dia Municipal do Bombeiro

Loures homenageia soldados da paz

26.05.2015

A Câmara Municipal de Loures retomou as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, homenageando, a 23 e 24 de maio, os soldados da paz das sete corporações de bombeiros do concelho.

• Loures homenageia soldados da paz

Com um vasto conjunto de iniciativas, um dos momentos mais significativos destas comemorações aconteceu no dia 23 de maio, no Pavilhão Paz e Amizade, com uma sessão pública de homenagem a 14 bombeiros do concelho de Loures, que apresentaram maior assiduidade e serviços prestados no decurso do ano 2014.

Com esta iniciativa, o Município pretendeu demonstrar o reconhecimento e o respeito públicos pelo trabalho digno e voluntário dos homens e das mulheres que compõem as sete corporações do concelho, bem como divulgar as suas atividades.

Para o presidente da Câmara Municipal de Loures “esta iniciativa é para continuar, pois parece-nos ser um momento importante de reconhecimento do papel dos bombeiros. Esta sessão resultou da vontade de retomarmos uma iniciativa de há quinze anos e da necessidade que os bombeiros do concelho têm manifestado em louvar o seu trabalho digno e voluntário”.

Bernardino Soares referiu, também, que a Autarquia tem “procurado valorizar e destacar o papel dos bombeiros”, reforçando “que as nossas associações não desempenham, apenas, o socorro, mas também o associativismo, através de atividades desportivas e culturais”. No que toca ao apoio do Município às corporações, o autarca explicou que “foram introduzidas alterações aos protocolos com os bombeiros, que se traduziram no aumento das verbas transferidas em cerca de 110 mil euros por ano”.

Já Renato Alves, secretário-geral do secretariado das associações de bombeiros do concelho de Loures, afirmou que “foi com sentido de responsabilidade que as associações do concelho se associaram a esta iniciativa, divulgando as suas atividades”. A sessão contou com várias atuações da Orquestra Municipal Geração – Bora Nessa de Loures.

Ainda no mesmo dia, da parte da manhã, a Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo recebeu o seminário A segurança dos bombeiros nos teatros de operações. Em debate estiveram temas como a segurança em incêndios estruturais, segurança em incêndios florestais e segurança em incidentes tático-policiais.

Demonstrações e desfile no Parque da Cidade

Durante todo o fim de semana, o Parque da Cidade de Loures foi palco de diversas demonstrações, asseguradas pelos corpos de bombeiros do concelho.

As comemorações do Dia Municipal do Bombeiro terminaram no domingo, com um desfile apeado e motorizado, entre a Rua da República e o Parque da Cidade.