Loures em Congresso debate economia local

Sensibilizar para Agricultura Biológica

12.05.2015

Agricultura Biológica e Bolsa Nacional de Terras foi a temática da ação de sensibilização que a Câmara de Loures e a AGROBIO dinamizaram, dia 8 de maio, no âmbito da semana do Turismo e da Economia Local integrada no Loures em Congresso.

A sessão decorreu no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, e teve como objetivo sensibilizar os produtores locais para as mais-valias da agricultura biológica, e dar a conhecer um conjunto de oportunidades que estão, neste momento, em aberto a nível das candidaturas a apoios comunitários e à Bolsa Nacional de Terras.

“Estamos empenhados em trabalhar com os produtores, os restaurantes, o comércio de proximidade e com o nosso refeitório, garantindo que, uma parte deles, possa ser abastecido por produtos da região”, referiu, na abertura da sessão, o vereador António Pombinho. “Uma das exigências da Autarquia aquando da instalação do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) no concelho, foi a criação de um pavilhão só para produtores, caso único no país”, acrescentou.

Elisete Jardim, diretora-regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, deu especial ênfase à questão dos apoios: “As oportunidades estão aí e o Município de Loures tem manifestado um grande dinamismo no apoio a este setor”.

“Estamos num quadro favorável para desenvolver a agricultura”, referiu Jaime Ferreira, presidente da AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica. “Há aqui uma oportunidade que é o facto de estarmos na Área Metropolitana de Lisboa, onde se concentra cerca de um terço da população do país, ou seja, um mercado enorme à espera de produtos de alta qualidade, onde se insere a agricultura biológica. Queremos apostar nos novos agricultores e esta parceria com a Autarquia, nomeadamente no que diz respeito ao Mercado AGROBIO, tem dado frutos. A exploração de agricultura biológica que os participantes tiveram ocasião de visitar, no âmbito desta sessão, “pertence a um agricultor que era mecânico e que depois de conhecer alguns exemplos de sucesso neste mercado decidiu apostar na agricultura biológica”.

“Estamos a trabalhar, em parceria com a AGROBIO para termos mais produtores biológicos no nosso concelho e mais produção biológica de qualidade”, reiterou o vereador António Pombinho.