DIA MUNDIAL DO LIVRO

Loures, um concelho para a leitura

29.04.2015

A Biblioteca Municipal José Saramago, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares de Loures, associou-se ao Dia Mundial do Livro e realizou, dia 23 de abril, diversas iniciativas de incentivo à leitura.

• Loures, um concelho para a leitura

A Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS) e a Rede de Bibliotecas Escolares de Loures, com o apoio da coordenação interconcelhia do gabinete da RBE, promoveram, pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa Loures, um conc/selho para a leitura, celebrando o livro, a leitura e as bibliotecas.

Um pouco por todo o concelho, as bibliotecas escolares, do movimento associativo e das juntas de freguesia, desenvolveram ações de promoção do livro e da leitura, alertando para a sua importância.

O destaque deste ano foi para a participação das bibliotecas que integraram recentemente o programa de apoio municipal às bibliotecas do movimento associativo e das juntas de freguesia. Foi o caso do Conselho Português para os Refugiados, na Bobadela, onde foi possível assistir à sessão de leitura partilhada, a partir do livro O Tesouro, de Manuel António Pina. Também na Cooperativa “A Sacavenense” o incentivo à leitura foi registado com uma sessão de poesia, com a presença do professor e escritor Joaquim Marques. Várias exposições e outras atividades tomaram conta da animação de outras bibliotecas desta rede.

As bibliotecas escolares receberam diversas atividades – expressão plástica, hora do conto, oficinas de escrita, leituras partilhadas, feiras do livro, entres outras – que animaram a comunidade educativa.

A leitura marcou presença de variadas formas, passando pela Escola Básica Bartolomeu Dias, em Sacavém – onde toda a comunidade educativa parou para ler – e pela Escola Secundária de Sacavém – onde circulou uma mala de palavras de incentivo à requisição de livros.

A equipa da Biblioteca Municipal José Saramago deslocou-se à Escola Secundária da Portela, onde protagonizou o espetáculo Poesia e Resistência, e encerrou, na BMJS, a cerimónia de entrega do prémio literário Maria Amália Vaz de Carvalho e a inauguração da exposição Desenhar a Prosa, inspirada no livro Diálogos para o fim do mundo, de Joana Bértholo.

Escritores de renome marcaram presença nas várias escolas do concelho, nomeadamente, Rafael Bergonse, Maria Inês Almeida, José Fernando Tavares, Joaquim Lopes, entre outros.