Reflexão e debate

O futuro da promoção da atividade sociocultural

22.04.2015

O Museu de Cerâmica de Sacavém acolheu, dia 18 de abril, um debate sobre O papel da autarquia na promoção da atividade sociocultural, no âmbito da iniciativa Loures em Congresso.

Refletir com os vários agentes sobre as formas mais eficazes de promover atividades socioculturais, no atual contexto económico, foi o desafio a que Autarquia se propôs neste debate, o qual trouxe à discussão um dos conceitos que está na génese de toda esta problemática: o que são atividades culturais.

Na semana em que se discutem temas ligados à promoção da Cultura e Desporto, a Autarquia convidou três personalidades - Rui Banha, formado em sociologia, estatística e gestão de informação, Luis Bom, professor universitário, e ainda Marcelino Sousa Lopes, doutorado em ciências da educação – que, embora tenham formação noutras áreas, adquiriram uma vasta experiência na área sociocultural, por via da sua participação em vários projetos.

O professor Luis Bom lembrou que “um político que é eleito tem sempre uma grande dificuldade nestas questões, porque as atividades culturais são tudo, desde a procissão até à atuação de um grupo de teatro. É um campo tão extenso que implica muitas políticas e muitas funcionalidades. As pessoas estão à espera que se dê resposta a tudo mas as possibilidades são limitadas”.

Foi também para colmatar esta dificuldade com que os autarcas se deparam, que o Município promoveu este espaço de reflexão e debate, onde se pretendeu recolher contributos e perspetivar soluções que possam ajudar na definição de uma futura estratégia de intervenção cultural municipal que, na opinião de Marcelino Sousa Lopes deve ser “viva e participada”, nomeadamente através de um novo associativismo que responda às necessidades atuais. “Pretendemos que, na sequência do trabalho que estamos a desenvolver sobre esta temática, se possa vir a estabelecer um plano estratégico para o concelho de Loures, criando uma perspetiva de desenvolvimento, num horizonte temporal de uma década”, acrescentou Paulo Piteira, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures.
Neste debate marcou também presença a presidente da Assembleia Municipal de Loures, Fernanda Santos.