Conferência de Líderes assinala efeméride

Centenário do Parlamento do Tojal

02.03.2015

A Assembleia da República e a Câmara de Loures assinalam os cem anos do Parlamento do Tojal com uma conferência de líderes que se reunirá, no dia 4 de março, no Palácio da Mitra, em Santo Antão do Tojal.

• Conferência de Líderes assinala efeméride

Faz precisamente cem anos, no próximo dia 4 de março, que, pela primeira e única vez, deputados da Assembleia da República, foram obrigados a reunir-se fora da sede do Parlamento. Os deputados republicanos, afetos ao partido de Afonso Costa, foram impedidos de entrar no palácio de São Bento, por forças controladas pelo chefe do Governo, Pimenta de Castro. Decidem então reunir-se, a 4 de março de 1915, no Palácio da Mitra, ou como é mais conhecido, no Palácio dos Arcebispos, em Santo Antão do Tojal.

Com o objetivo de assinalar este episódio único da história parlamentar, a Conferência de Líderes reúne, pela primeira vez fora do palácio de São Bento, no dia 4 de março, às 11h00, no Palácio da Mitra. A abertura estará a cargo da Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, no único momento aberto da reunião.

Ainda antes, no dia 3 de março, destaque para a iniciativa Café História, que decorre a partir das 15h00, também no Palácio da Mitra. Sob coordenação do historiador Luís Farinha, o debate revive o episódio do Parlamento do Tojal. Este acontecimento será evocado por investigadores, responsáveis autárquicos, professores e alunos de escolas do ensino secundário de Loures. Nesta edição do Café História, a Assembleia da República será representada pelo presidente da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, deputado Abel Baptista.

pc