Aprovado na Reunião de Câmara de 18 de fevereiro

Loures em Congresso

19.02.2015

Loures em Congresso é a iniciativa que vai marcar a atividade da Câmara Municipal de Loures em 2015. O evento vai decorrer durante cerca de três meses e dele deverão sair as linhas orientadoras para a elaboração do plano estratégico do Município.

Loures em Congresso

Apresentado e aprovado na última Reunião de Câmara, a 18 de fevereiro, Loures em Congresso vai decorrer de 12 de março a 27 de junho, e pretende ser um espaço de discussão, participado e sustentado, que permita, no futuro, a definição do plano estratégico para a gestão da Autarquia nos próximos 10 anos.

A apresentação desta iniciativa de larga escala realiza-se no dia 12 de março, no Pavilhão de Macau, no Parque da Cidade, e terá como primeiro evento “O poder local, hoje”, no dia 19 de março. O conteúdo programático do Loures em Congresso prosseguirá depois com várias iniciativas temáticas ligadas às atividades relevantes do concelho, terminando, em junho, com um grande debate público.

Envolver a população

A ideia da Câmara Municipal é envolver a totalidade da estrutura municipal neste processo, e, simultaneamente, personalidades das artes, da cultura, da ciência, associações cívicas, industriais, comerciantes e, em particular, a população do concelho.

Para a concretização desta iniciativa está ainda prevista a criação de um Conselho Consultivo, constituído por autarcas e personalidades do concelho, do meio artístico, cultural e científico, entre outros, e um Conselho Executivo – constituído por técnicos municipais.

Na prática, o Loures em Congresso terá sessões temáticas em vários pontos do concelho, cobrindo todas as freguesias, prevendo-se um total de 40 iniciativas, entre debates, visitas, entre outras. Cada semana terá um tema forte e emblemático, em torno do qual se procurará envolver toda a população e forças vivas do concelho.

Em discussão estarão os seguintes temas: Coesão social e igualdade de oportunidades; promoção da cultura e do desporto; desenvolvimento económico; serviços públicos; espaço urbano e ambiente.

A sessão de encerramento terá lugar no Pavilhão Paz e Amizade, nos dias 26 e 27 de junho.

Transportes para a Unidade de Saúde de Moscavide

A Reunião de Câmara de 18 de fevereiro aprovou, igualmente, o aditamento ao protocolo celebrado entre o Município e a Rodoviária de Lisboa, relativo ao serviço de transporte coletivo urbano de Moscavide.

Deste modo, e na sequência da abertura da nova Unidade de Saúde de Moscavide, no Complexo Multiusos Oriente, o “Rodinhas” irá assegurar o serviço de transporte público para este novo trajeto, já a partir de 19 de fevereiro.

Esta é uma medida que constitui um acrescido esforço financeiro da Autarquia para assegurar o acesso da população de Moscavide e da Portela a este equipamento. A extensão do percurso vai funcionar, a título experimental, até dia 31 de março, período durante o qual será avaliada a procura e as reais necessidades do serviço.