Bucelas

Trabalhos de limpeza no rio Trancão

22.01.2015

Está em curso a limpeza do rio Trancão na freguesia de Bucelas. O objetivo é desobstruir aquela linha de água, de modo a evitar cheias.

•

A limpeza do rio Trancão, na zona de Bucelas, está a ser feita em estreita colaboração entre a Junta de Freguesia de Bucelas, Câmara Municipal de Loures, Associação de Beneficiários de Loures, empresários da região e proprietários dos terrenos contíguos à linha de água.

Os trabalhos de limpeza tiveram início em setembro de 2014, junto à foz do rio do Boição, estendendo-se, numa primeira fase, até junto da Areipor – Areias Portuguesas (cerca de 600 metros) – empresa parceira deste projeto de intervenção no Trancão.

Prevenir cheias

O objetivo é desobstruir o rio, de forma a prevenir as cheias, mas também controlar infestantes (canas) e planear a plantação de árvores, de forma a suster as margens do rio, protegendo, assim, toda a zona ribeirinha da vila – que estava sem uma intervenção desta dimensão há mais de 11 anos.

A segunda fase da obra, que está agora a decorrer, estende-se por uma área com mais de dois mil metros (da Areipor até à ETAR), cifrando-se o investimento (1.ª e 2.ª fase) num total de 40 mil euros.

De acordo com Élio Matias, presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, é importante “devolver o rio à população. Bucelas não é só o Arinto. É muito mais do que isso. Com este trabalho que agora estamos a desenvolver – e que pode levar anos até estar consolidado – queremos dar outra dignidade ao rio Trancão. E isso passa por desenvolver atividades em que ele esteja incluído, como percursos pedestres ou passeios de BTT, entre tantas outras ideias”.

Pretende-se que a terceira fase da obra, que ainda está em estudo, se estenda até à ponte do Furadouro, na entrada de Bucelas. A ambição da Junta de Freguesia passa, ainda, por recuperar os açudes, que em tempos eram uma das imagens de marca do rio, e criar espelhos de água.