Diversity Advantage Challenge

O Bairro i o Mundo é finalista

21.01.2015

O Bairro i o Mundo é um dos cinco finalistas do Diversity Advantage Challenge e irá disputar a fase final deste desafio com a Alemanha, Bósnia-Herzegovina, Espanha e França. O vencedor será anunciado a 24 de março, em Estrasburgo, França.

Promovido pelo Conselho da Europa, este concurso pretende eleger o projeto europeu que apresente os melhores resultados a nível de desenvolvimento e eficiência numa empresa, organização ou comunidade, utilizando como base de trabalho os benefícios resultantes da diversidade e da interculturalidade existentes.

O Bairro i o Mundo é um parceria entre a Câmara Municipal de Loures e a Associação Artística Teatro Ibisco, que teve início no Bairro da Quinta da Fonte, na Apelação, e que este ano se estendeu aos Terraços da Ponte (antiga Quinta do Mocho), em Sacavém, com o objetivo de promover a inclusão social através da arte.

Reabilitar o espaço público

Ao longo dos anos, as várias associações destes bairros foram desenvolvendo atividades – na sua maioria artísticas – com o intuito de levar um pouco da sua cultura para fora do bairro. Mas, numa segunda fase, foi necessário fazer o processo inverso, trazer pessoas de outras zonas e culturas para dentro do bairro. Neste sentido, foram convidados vários artistas de arte urbana para, em conjunto com a população, reabilitar e dar uma nova vida aos prédios e ao espaço público.

O sucesso é visível nas empenas dos prédios, que se transformaram em autênticas obras de arte. Agora, são cada vez mais os writters que querem associar-se a esta causa e também cada vez mais frequentes as visitas de gente curiosa para apreciar esta galeria de arte a céu aberto.