ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE MUSEOLOGIA

Museu do Vinho e da Vinha distinguido

12.12.2014

O Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas foi agraciado com uma menção honrosa, na categoria de Melhor Museu Português de 2013.

• Museu do Vinho e da Vinha - Prémio 2014
  • Museu do Vinho e da Vinha

A atribuição foi efetuada pela Associação Portuguesa de Museologia, no âmbito dos prémios APOM, atribuídos, anualmente, com o objetivo de incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal.

Paulo Piteira, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures e responsável pelo pelouro da cultura, agradeceu o prémio referindo que ”o Município de Loures não se rende à lógica de que a cultura tem de ser o primeiro alvo dos cortes no investimento da autarquias locais, porque entendemos que ela é um motor do desenvolvimento local e nacional.”

Dedicou ainda o prémio a todos “os que sonharam este projeto: aos técnicos, aos eleitos, às coletividades e associações da freguesia de Bucelas e a toda a população desta região, pois foi graças ao seu esforço que temos hoje aqui o reconhecimento do trabalho realizado.”

O Município de Loures congratula-se com este prémio, que resulta do trabalho que tem vindo a ser feito pela Autarquia na sua Rede de Museus que, em 2013, tinha visto ser o Museu de Cerâmica de Sacavém agraciado também com uma menção honrosa na categoria de Incorporação.

Já em 2002, o Museu de Cerâmica de Sacavém tinha sido galardoado com o Prémio Micheletti de Melhor Museu Europeu do Ano, na categoria de Património Industrial.