SÃO JOÃO DA TALHA

Escola Básica N.º 4 remodelada e ampliada

12.12.2014

Foram inauguradas, dia 12 de dezembro, as obras de remodelação e ampliação da Escola Básica n.º 4 de São João da Talha.

• Escola Básica N.º 4 remodelada e ampliada

Com um investimento de mais de um milhão de euros – cofinanciados pela Valorsul – a escola conta agora com três novas salas de ensino básico e duas salas de jardim de infância (o Ministério da Educação e da Ciência só aprovou no entanto a instalação de apenas uma).

Além destas novas valências, o equipamento escolar – que acolhe diariamente mais de 300 crianças – tem também uma nova sala de apoio à multideficiência, três salas de apoio às atividades extracurriculares e uma nova biblioteca.

Mais conforto e segurança

O refeitório e toda a zona da cozinha foram igualmente remodelados e ampliados, assim como todas as instalações sanitárias do complexo escolar.

Há ainda a destacar a remodelação do ginásio, o revestimento e isolamento dos edifícios e a instalação de janelas de vidros duplos com corte térmico. Foi ainda substituída a cobertura de fibrocimento, por painéis metálicos, também com isolamento térmico.

Os espaços exteriores foram reorganizados, de forma a tirar melhor partido da área existente e dar resposta às situações de mobilidade condicionada. Foi construído um novo campo de jogos e criada uma área destinada à implementação de uma horta pedagógica. A área coberta do logradouro foi também ampliada.

5 milhões de euros de investimento em dois anos

Para o presidente da Câmara Municipal de Loures, “é sempre um dia especial quando se inaugura uma nova escola. É o melhor investimento que um município pode fazer”.

Bernardino Soares lembrou que “estas obras foram finalizadas no tempo em que estava previsto, coisa que é rara nas obras públicas, nos tempos que correm”.

“As obras beneficiaram de verbas da Valorsul, que pertenciam ao Município de Loures. Assim se vê a importância desta empresa, que se deve manter na esfera pública”, confidenciou.

O presidente da Autarquia referiu ainda que o Município vai investir cerca de 5 milhões de euros nos próximos dois anos na área da educação.

Na cerimónia de inauguração das obras de remodelação e ampliação da escola usaram também da palavra Maria da Luz Costa, coordenadora da escola, que destacou este “dia especial”, e Dina Ferreira, diretora do Agrupamento de Escolas de São João da Talha, que lembrou que “este era um desejo antigo da população”.

Já Nuno Leitão, presidente da União de Freguesias de Santa Iria de Azoia, São João da Talha e Bobadela elogiou os “novos espaços amplos” do estabelecimento de ensino e apelou à conservação de todo o espaço escolar.

A remodelação da Escola Básica N.º 4 de São João da Talha faz parte de um conjunto de intervenções previstas para a requalificação da rede escolar do concelho, com vista à melhoria das condições de educação e ensino no Município.

Nesta iniciativa estiveram também presentes Paulo Piteira, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Maria Eugénia Coelho e Ricardo Leão, vereadores da Autarquia.