Troféu Corrida das Coletividades

Festa do Atletismo em Loures

13.11.2018

A Festa do Atletismo assinalou o encerramento do 34.º Troféu Corrida das Coletividades, homenageando, no dia 10 de novembro, coletividades, clubes, associações e atletas.

• Festa do Atletismo em Loures

A festa decorreu, este ano, no cineteatro de Loures, local onde foram homenageados os atletas premiados do 23.º Troféu Loures Atleta Jovem e do 34.º Troféu Corrida das Coletividades do Concelho de Loures, em todos os escalões.

“Esta iniciativa põe em evidência e procura homenagear o trabalho realizado por clubes e associações do nosso concelho. Nunca será demais fazê-lo porque o trabalho que fazem em cada um dos vossos clubes é de enorme importância, possibilitando a prática desportiva regular e contribuindo para a melhoria qualitativa da modalidade do atletismo na área do concelho de Loures”, começou por dizer o vice-presidente da Câmara de Loures, Paulo Piteira.

“Infelizmente continuamos a viver num país em que o Estado teima em não cumprir aquilo que são as obrigações fixadas na Constituição, nomeadamente naquilo que tem que ver com o acesso à prática desportiva”, lamentou. “Não fossem os clubes e associações deste e de muitos outros concelhos, diria que seríamos incomparavelmente mais pobres do ponto de vista da oferta desportiva e do trabalho que se vai fazendo com crianças, jovens e veteranos no domínio desportivo”.

“Aos poucos, temos procurado inverter essa circunstância e temos investido na recuperação de programas que haviam sido suspensos no passado, em particular o Regulamento Municipal de Apoio ao Movimento Associativo que disponibiliza, um acréscimo aos programas específicos de apoio às modalidades, mais 200 mil euros”, explicou Paulo Piteira. “É este trabalho que entendemos que deve ser continuado”.

Luís Jesus, presidente da Associação de Atletismo de Lisboa, não faltou à festa e recordou que, “apesar de Loures ainda não ter a sua pista de atletismo, não devemos chorar, mas sim criar condições para ter melhor atletismo”.

“Temos que dar um rumo ao atletismo de Loures”, reforçou, “e aproveitar aquilo que a Autarquia tem, juntamente com o que associação pode dar”.

“É nesse sentido que, no dia 8 de dezembro, se irá realizar, em Loures, uma ação de formação de atletismo para todos”, anunciou Luís Jesus. “Uma formação, certificada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, que dá créditos aos treinadores. Aprender não ocupa espaço”, concluiu.

A Festa do Atletismo ficou ainda marcada pela atuação pela Companhia de Teatro-Circo Gato Ruim, associação com sede em Loures.

23.º Troféu Loures Atleta Jovem
23TroféuLAJClassfinais