Instituto Profissional de Transportes

Qualificação e expansão marcam aniversário dos 25 anos do IPTrans

09.11.2018

O IPTrans – Instituto Profissional de Transportes, em Loures, assinalou, dia 9 de novembro, 25 anos, numa altura em que a escola profissional está a viver uma fase de franca expansão.

• iptrans1
  • iptrans2
  • iptrans3
  • iptrans4
  • iptrans5

Criado em 1993, o IPTrans tem como objetivo dar resposta à qualificação de alunos nos setores dos transportes e da logística, procurando responder, ao longo dos anos, às necessidades da sua envolvente social e económica, oferecendo cursos noutras áreas que não apenas a dos transportes e logística, de dupla certificação: escolar e profissional.

O IPTrans é propriedade da Associação para o Ensino Profissional em Transportes e Logística, constituída pela Câmara Municipal de Loures, Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS).

Com uma diversificada oferta formativa, para jovens e adultos, o IPTrans tem como objetivo responder às necessidades da envolvente económica e social do concelho de Loures, sendo uma escola profissional de referência no país.

Credibilidade e expansão

Nos últimos cinco anos, a instituição passou por mudanças significativas, que procuraram inverter a tendência negativa em que se encontrava, voltando a ganhar credibilidade junto dos parceiros, alcançando, em 2017, resultados financeiros positivos, e aumentando, a pouco e pouco, o número de alunos.

Atualmente com 220 alunos, o IPTrans tem previsto abrir mais cursos em 2019, nomeadamente nas áreas de serviços de transportes, comércio, metalurgia e metalomecânica, ciências informáticas e serviços de apoio a crianças e jovens.

A sessão solene do aniversário do IPTrans contou com as presenças do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, que elogiaram o trabalho desenvolvido na instituição.

A iniciativa ficou também marcada pela assinatura de um protocolo entre o IPTrans e a Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores (SIMAB), relativo a formação, assinado entre a direção da instituição e Rui Paulo Figueiredo, presidente do Conselho de Administração da SIMAB.

A cerimónia contou com a presença do vice-presidente da Autarquia de Loures, Paulo Piteira, dos vereadores Gonçalo Caroço, Nuno Dias, Ivone Gonçalves e João Calado.