Ir para o Conteúdo

Mobilidade

Município de Loures participa na constituição de novo operador metropolitano de transportes

17.10.2018

O Município de Loures esteve presente, no dia 17 de outubro, na Reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa, onde foi aprovada, pelos 18 concelhos da AML, a criação de uma empresa única de transportes.

  • aml


Da proposta apresentada fazem parte um conjunto de medidas que mudarão o paradigma da gestão de transportes rodoviários em toda a área metropolitana, com claros benefícios também para a população de Loures. Na área metropolitana passará a ser possível viajar com um titulo único no valor máximo de 40 euros e as crianças até aos 12 anos não pagam transporte. Por família, o pagamento total máximo é de 80 euros (dois passes sociais). Dentro dos municípios, os passes vão custar um máximo de 30 euros.
Aprovada foi também a proposta de repartição de cofinanciamento do referido sistema de transportes por parte dos municípios, a partir de 2019, segundo o qual o montante de cada município resulta da combinação de três variáveis: área, população e receita média entre os anos 2015 e 2017. 
Desta forma, em 2019, prevê-se uma comparticipação, por parte do Município de Loures, de cerca de 2,05 milhões de euros, subindo para 2,5 milhões em 2020.
As medidas aprovadas por unanimidade pelos 18 municípios da AML foram permitidas pela proposta de Orçamento do Estado para 2019 apresentada no passado dia 15 de outubro.
A AML integra 18 municípios: Loures, Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

 

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora