Ir para o Conteúdo

COMÉRCIO MAIS SEGURO

Sacavém em Segurança promove proximidade

19.11.2014

Sacavém em Segurança é o nome do projeto do Contrato Local de Segurança de Loures (CLSL) que tem levado a PSP a contactar os comerciantes, através de uma estratégia de proximidade.

Sacavém em Segurança promove proximidade

 

Além do CLSL e da Polícia de Segurança Pública (PSP), a iniciativa conta com a parceria da Associação Empresarial de Comércio e Serviços dos Concelhos de Loures e Odivelas (AECSCLO), tendo como objetivo a segurança dos comerciantes e da população de Sacavém.

Semanalmente, elementos da PSP visitam os estabelecimentos comerciais, ouvindo os comerciantes, aconselhando-os, partilhando informação e também contactos úteis, que podem ser usados em caso de alguma ocorrência.

“Este projeto pode ser visto como um complemento do que já vamos fazendo diariamente”, explica o agente principal Antunes, da PSP de Sacavém, enquanto visita o café da Associação dos Naturais e Amigos de Loriga (ANALOR).

“Embora este contacto seja mais aprofundado, já tínhamos por hábito contactar ou reunir com os comerciantes. É que apesar de muitos deles não terem qualquer razão de queixa, a partilha de informações é muito importante”, acrescenta o agente. “Podem não ter sofrido nenhum assalto, mas podem saber de um outro na rua do lado”.

José Mendes, presidente da ANALOR, diz que há “um sentimento de segurança em Sacavém”. “Nunca tivemos problemas e a polícia acompanha-nos regularmente, seja aqui na sede, nos aniversários ou em eventos de rua”.

De acordo com o agente Antunes, a opinião generalizada dos comerciantes é de que se sentem “mais seguros” desde há quatro ou cinco anos atrás. “Coincidentemente, desde que o CLSL foi implementado. Não considero que seja mero acaso e sim devido ao trabalho que tem vindo a ser realizado”, concluiu.

 

Política de proximidade
Sacavém em Segurança surge depois de um diagnóstico efetuado anteriormente, no âmbito do qual foram entrevistados os proprietários e trabalhadores de cerca de 340 espaços comerciais, com o objetivo de aferir os sentimentos de segurança. Este trabalho no terreno veio confirmar a necessidade de se implementar uma dinâmica de trabalho de proximidade com o comércio, através de ações de sensibilização e promoção de novas formas de comunicação, reforçando a confiança nas forças de segurança.

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora