MUSEU DO VINHO E DA VINHA, EM BUCELAS

Loja aberta ao público

11.11.2014

Já abriu ao público a nova Loja do Vinho, em Bucelas. A inauguração, no dia 9 de novembro, no Museu do Vinho e da Vinha, pretendeu assinalar o Dia Europeu do Enoturismo.

“Este é o momento que assinala o completar de um projeto e de um conjunto de valências que o Museu deve obrigatoriamente de ter”, começou por dizer António Pombinho, vereador da Câmara de Loures responsável pelo pelouro das atividades económicas, durante a inauguração da Loja do Vinho, em Bucelas.

“Não era possível não haver um espaço de exposição e de afirmação dos vinhos de Loures e de Bucelas, onde qualquer pessoa possa entrar e comprar”, acrescentou o vereador.

A nova Loja do Vinho, inaugurada a 9 de novembro, data em que se assinala o Dia Europeu do Enoturismo, pretende promover a produção vitivinícola local e divulgar os vinhos do Município de Loures, destacando-se a Região Demarcada de Bucelas. Wine Ventures – Quinta da Romeira; Enoport United Wines – Caves Velhas; Quinta da Murta; Chão do Prado; Monte do Roseiral e Quinta das Carrafouchas são alguns dos produtores que ali se podem encontrar.

Mas apesar de a Loja do Vinho ter vindo enriquecer o Museu e a região de Bucelas, António Pombinho quer que aquele espaço “seja mais do que isso”. Para o vereador, o Museu “deve ser a casa-mãe da Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares. Um espaço de eventos e de promoção do território de Bucelas, enquanto centro de desenvolvimento do concelho de Loures.”

Após a assinatura dos contratos de venda e consignação, entre a Câmara de Loures e os produtores, seguiu-se uma visita à loja. Cuidadosamente expostas, cada garrafa vem acompanhada, além do preço, de uma breve descrição do vinho, da sua estrutura, castas e modo de produção.

A cerimónia prosseguiu com uma prova comentada pelo produtor António Paneiro Pinto, da Quinta Chão do Prado, e com uma visita guiada ao Museu ao som dos alunos do Conservatório d’Artes de Loures.

A Loja do Vinho, que disponibilizará também outros produtos regionais, estará aberta ao público de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, encerrando à segunda-feira e aos feriados.

No Museu do Vinho e da Vinha decorrem visitas guiadas e provas comentadas mediante marcação através do número 924 487 297 ou do e-mail museu-vinho@cm-loures.pt.

Dia Europeu do Enoturismo

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, a Quinta da Murta, em Bucelas, recebeu, no dia 8 de novembro, um seminário subordinado ao tema Enoturismo e gastronomia, onde se refletiu acerca do papel das confrarias gastronómicas no enoturismo, da relação entre o enoturismo e os produtos turísticos da região de Lisboa, do Arinto de Bucelas na gastronomia saloia e onde se partilharam experiências e boas-práticas.

Na manhã do dia 9 de novembro, antes da inauguração da Loja do Vinho, já o Museu havia recebido um workshop sobre a identidade do Arinto de Bucelas. Dinamizado por Manuel Malfeito Ferreira, do Instituto Superior de Agronomia, o workshop consistiu numa prova de cinco vinhos de Bucelas, com análise sensorial e discussão do seu estilo e conceito.

Até ao final do mês de novembro, ainda pode participar em muitas outras atividades. Consulte o programa.