Ir para o Conteúdo

Desenvolvimento Local de Base Comunitária

A2S aprova 80 projetos e atribui dois milhões de euros a fundo perdido na região saloia

12.09.2018

A A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, reconhecida pelo Portugal 2020 para a gestão dos fundos europeus estruturais e de investimento (FEADER, FEAMP, FEDER e FSE), com intervenção em Loures, Mafra, Sintra e Cascais, recebeu até ao momento um total de 143 candidaturas aos diferentes programas.

A2S aprova 80 projetos e atribui dois milhões de euros a fundo perdido na região saloia

 

Estes números traduzem o empenho desta Associação, criada em 2015, na sua afirmação no território e, por outro lado, o dinamismo dos atores locais na promoção do desenvolvimento da região.

No quadro do FEADER – PDR 2020, medida 10, LEADER, foram lançados 13 avisos, tendo sido recebidas 63 candidaturas, das quais 45 foram propostas para aprovação, num valor total de mais de um milhão de euros de despesa pública. Importa referir que a medida com maior procura foi a dos Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas (10 211), com 32 candidaturas, e cuja dotação já se encontra praticamente comprometida.

As operações contratadas relativas à medida LEADER já começaram a ser reembolsadas aos beneficiários, tendo sido já liquidados 120 mil euros em pedidos de pagamento.

De referir que estão abertos, até ao final de setembro, avisos para as medidas Diversificação das atividades nas Explorações Agrícolas (10 213), Cadeias Curtas e Mercados Locais (10 214) e Renovação das Aldeias (10 216).

No âmbito do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego, mais conhecido por SI2E, a A2S lançou dois avisos, tendo recebido 66 candidaturas, das quais 39 são multifundo (FEDER + FSE), com um investimento total no valor de cerca de cinco milhões de euros, tendo sido propostos para aprovação (e a aguardar decisão final da Autoridade de Gestão) 27 projetos com um apoio público no valor de 1, 1 milhões de euros.

Relativamente ao Programa MAR2020, foram lançados seis avisos, tendo sido recebidas 14 candidaturas com um investimento total de cerca de dois milhões de euros. A A2S analisou as candidaturas, emitindo parecer favorável para oito projetos, contudo, o processo de análise ainda se encontra em fase de supervisão por parte da AG MAR 2020. Espera-se que os promotores sejam notificados com as decisões finais antes do final do ano.

Em breve, a A2S irá disponibilizar, no seu site, um calendário com a previsão de abertura de novos períodos de candidaturas.

Mais informações em www.a2s.pt.

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora