Parque Adão Barata

Festival do Mel em Loures

11.09.2018

Nos dias 7, 8 e 9 de setembro decorreu, em Loures, a primeira edição do Festival do Mel e produtos regionais. Uma organização da Cooperativa Agrícola de Loures, em parceria com a Câmara Municipal de Loures.

• Festival do Mel em Loures

O Festival do Mel e Produtos Regionais, realizado no âmbito do Protocolo de Cooperação estabelecido entre a Cooperativa Agrícola de Loures e a Câmara Municipal de Loures, contou com a participação de apicultores de todo o país, tendo como objetivo a divulgação e a dinamização da apicultura no nosso território. O Parque Adão Barata recebeu, durante todo o fim de semana, cerca de duas dezenas de standes dedicados ao mel e produtos derivados, possibilitando aos visitantes a oportunidade de adquirirem mel, favos, própolis, pólen e muitos outros produtos derivados do mel, na área alimentar, mas também ao nível de produtos cosméticos e terapêuticos.

As ‘rainhas’ do Festival também não faltaram, para serem apreciadas de perto numa colmeia, ou para serem utilizadas, pelos mais corajosos, em sessões de Apiterapia (semelhante à acupuntura, mas utilizando o ferrão da abelha).

Na abertura, o Festival do Mel e Produtos Regionais contou com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, que, acompanhado pelo vereador António Pombinho, responsável pela Divisão de Economia e Inovação na Câmara Municipal de Loures, e pelo presidente da direção da Cooperativa Agrícola de Loures, José Barreira, fizeram uma visita institucional a todos os standes, aproveitando a ocasião para ouvir os apicultores. O secretário de Estado salientou o facto de se tratar de um festival muito representativo da apicultura do país, com alguns apicultores já com um nível de trabalho importante no que se refere à exportação, nomeadamente de própolis.

Na cerimónia de abertura marcaram ainda presença os presidentes de Junta de Freguesia de Lousa, Loures e União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, Nélson Baptista, Orlanda Rodrigues e Glória Trindade, respetivamente.

Palestras, workshops, degustações, música e animação foram outros atrativos deste Festival que terminou no domingo, com destaque para o concurso de mel, que avaliou, através de uma prova cega, o melhor mel deste Festival.