Receção aos agentes educativos

Seminário dedicado a necessidades educativas especiais nas escolas

11.09.2018

O auditório do Museu de Cerâmica de Sacavém recebeu, a 7 de setembro, o seminário Escola para todos - Apoio a alunos com necessidades Educativas Especiais, integrado na programação do Ciclo Educação a Tempo.

• Seminário dedicado a necessidades educativas especiais nas escolas

Promovido pela Câmara Municipal de Loures, o seminário Escola para Todos – Apoio a alunos com necessidades Educativas Especiais insere-se na programação da receção aos agentes educativos para o ano letivo de 2018-2019.

Dedicado à comunidade educativa não docente, o seminário, que integra o ciclo Educação a Tempo, teve como objetivo  apresentar  estratégias e atitudes que melhorem a qualidade de vida escolar.

“A escola é constituída por crianças com características muito diferentes e as equipas escolares têm de estar preparadas para perceber as necessidades de cada uma”, disse a vereadora da Educação da Autarquia de Loures, Maria Eugénia Coelho, na abertura da sessão. A vereadora alertou que “temos de ter sempre em mente que a escola é um local de aprendizagem e alegria para as crianças”, realçando que é importante que “as escolas de Loures sejam para todos”.

Mónica Pinto, coordenadora do Centro de Neurodesenvolvimento do Departamento de Pediatria do Hospital Beatriz Ângelo, e Joana Xara Brasil, coordenadora de educação especial do Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro, foram as oradoras deste encontro, que contou com a presença de mais de 100 assistentes operacionais da rede escolar concelhia.

Com uma abordagem científica, Mónica Pinto focou-se nas perturbações de neurodesenvolvimento, a sua especialidade profissional. A pediatra referiu as diferentes perturbações de neurodesenvolvimento que, por vezes, são difíceis de identificar. As perturbações ao nível do desenvolvimento intelectual, de linguagem, de comunicação, do espetro do autismo, de hiperatividade e défice de atenção, de aprendizagem específica, e motoras, foram explicadas por Mónica Pinto.

Joana Xara Brasil falou da sua experiência profissional como professora de crianças com necessidades de educação especial, afirmando que, para que estas tenham uma boa integração na vida escolar, é essencial a forma como se relacionam com as outras crianças e os adultos. Empatia, tolerância, firmeza, valorização, crença e estimulação, foram alguns dos aspetos enumerados. Joana Xara Brasil apresentou estratégias e formas de agir com as crianças com necessidades educativas especiais.

O ciclo Educação a Tempo prossegue, a 11 de setembro, com a realização de dois encontros distintos. Mediação de conflitos com crianças no pré-escolar e 1.º ciclo é o tema em debate no Auditório do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loures. Na Escola Secundária Dr. António Carvalho de Figueiredo, em Loures, o tema será Mediação de conflitos com alunos do 2.º e 3.º ciclos e secundário. Ocorrendo nos períodos de pausas letivas, esta iniciativa visa a reflexão e debate de temas relacionados com o dia a dia da vida escolar, com o objetivo de os identificar e solucionar.

As ações do ciclo Educação a Tempo e da receção aos agentes educativos terminam, respetivamente, a 12 de setembro e 8 de outubro.