Loures promoveu workshop sobre oportunidades de negócio na Europa do Norte

06.03.2018

O Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, recebeu, no passado dia 1 de março, um workshop sobre oportunidades de negócio na Europa do Norte, que teve como objetivo dar a conhecer o potencial do mercado dos países nórdicos, bem como os mecanismos de apoio à internacionalização.

• Loures promoveu workshop sobre oportunidades de negócio na Europa do Norte

Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Loures, em colaboração com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, pretendeu revelar o potencial do mercado dos países da Europa do Norte, com destaque para as oportunidades de negócio na Noruega, conhecer o ambiente de negócios, as oportunidades que oferece às empresas portuguesas, assim como os apoios que podem e devem utilizar para reduzir o risco dos seus investimentos.

“Em Loures temos 18 mil empresas, o que constitui um tecido diversificado que, na nossa opinião, representa riqueza para o nosso concelho. É um tecido empresarial que abrange um leque muito alargado, capaz de se adaptar à realidade do mercado e de criar uma economia local forte e rica”, começou por afirmar o vereador responsável pela área da Economia e Inovação do Município de Loures, que marcou presença na sessão de abertura do workshop. António Pombinho referiu algumas das prioridades definidas pela Câmara de Loures, destacando a “captação de investimento produtivo e qualificado”, através da criação da agência de investimento – Loures Investe –, “que visa ser o interlocutor privilegiado de qualquer agente económico e que é constituída por uma equipa que compreende os problemas e os discursos das empresas, permitindo criar uma relação de parceria com o tecido empresarial da Autarquia, bem como facilitar a relação privilegiada com outras entidades”. No setor primário, o autarca destacou ainda a A2S (Associação para o Desenvolvimento Sustentável da região saloia), programa de apoio a projetos de investimento europeus, e o Galardão de Mérito Empresarial, que reconhece e valoriza o papel das empresas do concelho.

A questão da Inovação foi outra das prioridades que António Pombinho referiu, salientando a importância do projeto Loures INOVA, que “visa apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores, permitindo que as nossas empresas tenham um acesso privilegiado às universidades, aos centros de conhecimento e a outros parceiros. Este projeto representa um fator de crescimento e desenvolvimento sustentado para o nosso concelho”.

“De entre as 18 mil empresas existentes, há micro-pequenas empresas que têm a oportunidade de ter acesso a novos mercados e não sabem como o fazer”. No que concerne à internacionalização, “o Município tem uma posição ativa no auxílio prestado às empresas, através dos contactos institucionais com diversas embaixadas e câmaras de comércio”, concluiu o vereador da Câmara de Loures.

Fernando Quintas, da Rede Externa e Institucionais da AICEP, felicitou a Câmara Municipal de Loures pela organização deste workshop, “que vem no seguimento de outras iniciativas orientadas no sentido de ajudar as empresas municipais nas questões da internacionalização”.

“A AICEP está ao dispor do Município e das empresas do concelho, através de um conjunto de soluções de apoio à internacionalização. Temos uma equipa comercial que acompanha as empresas em reuniões e no esclarecimento de dúvidas, bem como uma rede externa, presente em 66 países”, salientou.

Oportunidades de negócio na Noruega e apoios à internacionalização

Potencialidades e oportunidades de negócio na Noruega foi o primeiro de quatro temas abordados nesta iniciativa, que contou com a participação da primeira secretária da Embaixada da Noruega. Hanna Bodsberg referiu que “é bom viver e fácil investir na Noruega” e que o país “é uma indústria oceânica”, que se destaca nas seguintes áreas: Energia, Fertilizantes, Mariscos e Alumínio.

O apoio à internacionalização e as regras nas transações internacionais foram outros dos temas debatidos neste workshop, que ficaram a cargo de Fernando Quintas, da Rede Externa e Institucionais da AICEP, e de Diana Jesus, da TLINE SOLUTIONS Navegação e Logística, respetivamente.

Por último, foi apresentado um caso de sucesso pelo administrador da CREDIN Portugal e da CREDIN Espanha, Vítor Silva. A empresa CREDIN faz parte do grupo ORKLA, empresa norueguesa com forte presença na produção e venda de produtos de pastelaria e panificação na Escandinávia, nos Países Bálticos e na Europa Central.