Reunião de Câmara

Restauro do Palácio de Valflores cada vez mais uma realidade

16.02.2018

Foi aprovado, em Reunião de Câmara, realizada no dia 14 de fevereiro, o Relatório Final de Avaliação de Candidaturas das empresas que se propõem à execução da primeira fase de restauro da Quinta e Palácio Valflores, em Santa Iria de Azóia.

Projetos Cofinanciados

Concluída a primeira fase do concurso para a consolidação estrutural, restauro e proteção de elementos arquitetónicos da Quinta e Palácio Valflores, a Câmara Municipal de Loures aprovou, agora, o Relatório Final de Avaliação de Candidaturas onde é possível ficar a conhecer os candidatos, o júri do procedimento, bem como a apreciação das candidaturas, incluindo a capacidade técnica e financeira das empresas que terão, numa próxima fase, de apresentar as suas propostas.
Recorde-se que o projeto de execução para a consolidação estrutural da Quinta e Palácio Valflores, com um custo estimado superior a um milhão de euros, contempla uma intervenção ao nível da consolidação e estabilização estrutural do Palácio e aqueduto de cima, execução das coberturas e fecho de vãos de portas e janelas e trabalhos de restauro e proteção dos elementos arquitetónicos.
A primeira fase deste projeto, com um valor estimado de cerca de 348 mil euros, beneficia de um financiamento de 50% do POR 2020. A criação de um percurso pedonal e ciclável que possibilite o acesso ao Palácio é outra das particularidades associadas ao projeto.

Isenção de pagamento de pavilhões desportivos
Aprovada foi também a isenção de pagamento pela utilização dos pavilhões desportivos do concelho de Loures, para os escalões de formação e para todos os escalões femininos do movimento associativo concelhio, na época desportiva de 2017/2018, no valor de cerca de 124 mil euros.