Mais de 2,5 milhões de euros

Rede de esgotos vai ser remodelada em Camarate, Apelação e Unhos

09.02.2018

Foi assinado, no dia 8 de fevereiro, no Museu de Cerâmica de Sacavém, o Auto de Consignação da Empreitada de Remodelação dos intercetores de Camarate, Apelação e Unhos.

• Rede de esgotos vai ser remodelada em Camarate, Apelação e Unhos

Esta empreitada representa um investimento de 2,5 milhões de euros e irá beneficiar cerca de 11 mil habitantes das freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, que verão concluída, dentro de um ano, a remodelação dos intercetores da rede de esgotos.

A remodelação, a cargo da Águas do Tejo Atlântico, tem como objetivo criar melhores condições para recolha e tratamento dos efluentes da população, através da reabilitação de infraestruturas e da construção de sistemas elevatórios e de câmaras de controlo de caudais.

O anúncio foi feito numa cerimónia, que decorreu no Museu de Cerâmica de Sacavém, e que contou com as presenças do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, e do presidente do Conselho de Administração da Águas do Tejo Atlântico, António Frazão.

“Trata-se de uma obra muito relevante. Diria até que é o culminar de um vasto plano de investimentos realizado desde os anos 90 para despoluição do Rio Trancão”, referiu o secretário de Estado. “Quase 20 anos depois encontrámos uma solução muito mais estruturada, mais adequada e consentânea com os desafios atuais”.

Carlos Martins relembrou ainda que esta não é, no entanto, “uma situação isolada” e que estão a decorrer, neste momento, “por iniciativa deste Governo, outras obras de água e saneamento que vão permitir construir 110 novas Estações de Tratamento de Águas Residuais, um investimento de cerca de 450 milhões de euros do PO SEUR”.

Também Bernardino Soares considerou ser este “um bom exemplo de concretização de um investimento que tem uma enorme importância para um número elevado de habitantes, contribuindo, simultaneamente para a despoluição do Rio Trancão”.

“O Trancão já não representa o problema que representou durante muitas décadas. Este passou a ser uma enorme mais-valia para o Município de Loures, estando a Autarquia a procurar potenciá-lo nas suas valências ambiental e paisagística, transformando o Trancão numa zona cada vez mais apetecível”, continuou.

Prevenção de cheias em primeiro plano

Bernardino Soares reforçou, ainda, o facto de este projeto acontecer “num momento em que há outros importantes investimentos prestes a serem concretizados”.

É o caso da reformulação de toda a estrutura de drenagem da rede da ribeira do Prior Velho “que procurará resolver, ou reduzir para um risco muito mais próximo do zero, o problema das cheias da zona baixa de Sacavém. É um investimento muito importante, que conta com fundos comunitários, e que nos vai permitir pôr fim a uma frequente situação de cheias que tem vindo a trazer enormes prejuízos para as populações”, referiu o presidente da Câmara de Loures.

“Além disso, continuamos a intervir em toda a matéria relativa ao controle de cheias noutras áreas”, alertou. “Foi recentemente aprovado um projeto que o Município apresentou para intervir na Ribeira da Póvoa e no Rio de Loures no sentido de prevenir as cheias”. O investimento de mais de 5 milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários, “também vai permitir que esta questão seja minorada”.

No plano dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos (SIMAR), Bernardino Soares adiantou que está “prevista uma intervenção em toda a rede de água da cidade de Sacavém” que pretende “corrigir as situações frequentes de rotura no abastecimento que tanto têm atormentado a população e a que queremos pôr termo. Esperamos poder concretizar esta obra ainda este ano”, concluiu.

A cerimónia contou com as presenças dos vereadores da Câmara Municipal de Loures, António Pombinho, Rita Leão e Ivone Gonçalves, bem como do presidente da Assembleia Municipal de Loures, Ricardo Leão.