160 artistas em palco

Concerto solidário com trabalhadores da ex-Triumph

08.02.2018

A 7 de fevereiro, na sede da União dos Sindicatos de Lisboa (USL) foi anunciado o programa do concerto que vai juntar, no Pavilhão do Sport Grupo Sacavenense, 160 artistas solidários com os trabalhadores da ex-Triumph.

• Concerto solidário com trabalhadores da ex-Triumph

A conferência de imprensa realizada na sede da USL serviu para divulgar a lista dos artistas que vão participar no concerto de solidariedade para com os trabalhadores da ex-Triumph Internacional, empresa que foi declarada insolvente no final de janeiro. O concerto vai realizar-se no Pavilhão do Sport Grupo Sacavenense, em Sacavém, a 18 de fevereiro, a partir das 16h00.

Na apresentação do concerto, que contará com artistas como Vitorino, Peste & Sida, ou António Saiote, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, considerou o evento como “uma homenagem à luta dos trabalhadores da Triumph que não prescindiram dos seus direitos”. Para o presidente, este concerto demonstra que os músicos não ficaram indiferentes a “esta luta tão empenhada e coerente”.

Segundo Libério Domingues, coordenador da USL, este espetáculo “é uma prova de solidariedade” que será visto como “um hino à luta dos trabalhadores”, realçando que estes “são parte essencial e decisiva para o sucesso das empresas”. O representante da USL também agradeceu à Autarquia por ter estado, “desde o primeiro dia, ao lado dos trabalhadores”.

Depois de agradecer “toda a solidariedade” recebida, Mónica Antunes, da Comissão Sindical da ex-Triumph Internacional e uma das cinco trabalhadoras presentes na conferência de imprensa, disse que “somos mulheres determinadas”, tendo considerado que “fomos um exemplo para o país e para os trabalhadores”, opinião partilhada por Manuela Prates, do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Sul, que afirmou que ”tudo isto serviu para elevar a consciência social dos trabalhadores”.

Recorde-se que a fábrica portuguesa da Triumph International, a funcionar em Sacavém desde 1961, foi adquirida, em setembro de 2016, pela Gramax Capital, um grupo de investimento suíço e alemão, que pretendia relançar a empresa. Salários em atraso e a previsível insolvência da ex-Triumph, que acabou por ser decretada por decisão judicial, a 25 de janeiro, levou a que um grupo de trabalhadoras se unissem e criassem uma conta bancária solidária para ajudar os trabalhadores com situação económica mais complicada.

Músicos e bandas participantes

A.P. Braga, António Saiote e Ensemble de Clarinetes, Banda de Música da Academia Recreativa Musical de Sacavém, Bombrando – Grupo de Percussão, Celina da Piedade, Coro da ANALOR – Associação dos Naturais e Amigos de Loriga, Coro da Liga dos Amigos das Minas de São Domingos, Duarte, Ezequiel Ferreira, Fast Eddie Nelson, Hill’s Union, Hornamental, Jorge Rivotti, Luísa Amaro, Manuel Teixeira, Marília de Sousa, Orquestra Ligeira da Sociedade 1.º de Agosto Santa Iriense, Peste &Sida, Samuel, Sebastião Antunes, Tonecas Prazeres, e Vitorino.