BMJS

Imigração e racismo em debate na Comunidade de Leitores

15.01.2018

A 11 de janeiro, na Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS), em Loures, teve lugar a primeira sessão de 2018 da Comunidade de Leitores, com uma conversa informal dedicada a Americanah, obra literária de Chimamanda Ngozi Adichie.

• Imigração e racismo em debate na Comunidade de Leitores

Literatura ou realidade, tema desta temporada da Comunidade de Leitores, encaixa-se perfeitamente na história de Americanah, que aborda temas bastante presentes na sociedade mundial atual, como a imigração, racismo, adaptação social, preconceitos, estereótipos, segregação de vários géneros, ou a necessidade de identidade, assuntos que foram debatidos pelos participantes nesta sessão, realizada na BMJS.

País de origem da escritora, a Nigéria é um dos palcos da narrativa deste livro, cuja ação temporal se desenrola entre o início da década de 90 do século passado – durante a ditadura militar – e os primeiros anos do novo milénio, com uma história de amor entrelaçada. Entre esses dois períodos, em busca de uma vida melhor, a personagem feminina conhece as agruras de ser imigrante, africana e mulher, nos Estados Unidos da América, desmistificando o chamado “sonho americano", e a personagem masculina descobre o que é ser imigrante ilegal na Europa.

Escrito em 2013, Americanah permitiu a Chimamanda Ngozi Adichie conquistar o prestigiado National Book Critics Circle Award, tendo sido considerado, pelo jornal The New York Times, como um dos dez melhores livros desse ano.

Antes da reflexão literária, que contou com mais de uma dezena de participantes, Eunice Barbosa, saxofonista da banda da Academia Sons & Harmonia, tocou dois temas de jazz. A 15 de fevereiro, a Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, recebe a próxima sessão da Comunidade de Leitores, dedicada ao livro Outono, de Ali Smith.