Bucelas

Estrada da Tesoureira aberta ao trânsito

27.12.2017

Após conclusão da empreitada de construção do muro de suporte, a Estrada Municipal 530-1, na freguesia de Bucelas, foi reaberta ao trânsito no dia 22 de dezembro.

• Estrada da Tesoureira aberta ao trânsito

A Estrada da Tesoureira, assim conhecida por servir esta localidade do Município de Arruda dos Vinhos, foi reaberta ao trânsito após mais de nove meses em obras, devido a um desabamento que levou a que a população, durante anos, circulasse apenas por uma via.

Bernardino Soares, presidente da Câmara de Loures, visitou a obra, e juntamente com o vice-presidente, Paulo Piteira, e Élio Matias, presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, desimpediram “simbolicamente” os 240 metros de via intervencionados, permitindo a circulação automóvel.

“Esta estrada estava à beira de desabar”, explicou Bernardino Soares. “Embora esteja situada na estrema do concelho de Loures, e na sua maioria seja utilizada por pessoas dos concelhos de Arruda e de Mafra, ela faz parte da nossa rede viária municipal e, por isso, entendemos fazer esta obra”.

Orçada em meio milhão de euros, acabou por custar mais de 700 mil euros “pela complexidade que tinha e pela dificuldade em elaborar todos estes trabalhos, pois está situada numa zona geologicamente muito instável”.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Loures “a partir de agora, esta estrada vai permitir poupar cerca de 20 quilómetros às pessoas que por aqui circulam e, ao mesmo tempo, garantir a segurança dos que aqui passam, pela estabilidade que se conseguiu dar a esta via”.

“A estrada esteve muitos anos a funcionar praticamente só com uma via de trânsito e não havia nenhuma perspetiva de resolução. Mas há cerca de três anos entendemos levar por diante este projeto. Felizmente, depois de várias complexidades técnicas, está concluído e permite ser usufruído por toda a população”, concluiu Bernardino Soares.

Recorde-se que esta obra havia sido iniciada em março deste ano. Contudo, de forma inesperada, os trabalhos tiveram de ser interrompidos devido à constatação de condições de fundação diferentes das previstas no projeto inicial, o que obrigou à reformulação integral do projeto patenteado a concurso, tendo sido a empreitada retomada em agosto.

A abertura da estrada contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, André Rijo, bem como de alguns elementos da vereação do Município vizinho.