Biblioteca Municipal Ary dos Santos

Obra Submissão levada à Comunidade de Leitores

27.12.2017

A Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, recebeu, no dia 14 de dezembro, a segunda sessão da Comunidade de Leitores, que debateu e refletiu a obra literária, Submissão

• Obra Submissão levada à Comunidade de Leitores

A obra literária Submissão, de Michel Houellebecq, foi o ponto de partida da segunda sessão da Comunidade de Leitores, da temporada 2017/2018, que teve como convidados os jovens Elsa Cardoso e Gonçalo Ramos, licenciados em Estudos Asiáticos e História, respetivamente, e mestres em História do Mediterrâneo Islâmico e Medieval.

Submissão é um livro político, cuja narrativa traça um cenário pouco esperado num país ocidental, relatando que “às portas das eleições presidenciais, a França está dividida. O recém-criado partido da Fraternidade Muçulmana conquista cada vez mais simpatizantes, graças ao seu carismático líder, numa disputa direta com a Frente Nacional”.

Durante esta sessão, os leitores tiveram oportunidade de conhecer a história do Islão ao longo dos séculos, que os ajudou a compreender e a ver com outro olhar não só o Oriente, mas também o Ocidente. O conhecimento aliado à literatura trouxe muitas reflexões sobre um livro de um escritor considerado um provocador, que causa desassossego e irritação no leitor.