Moscavide

Estátua em homenagem ao PSP

20.12.2017

Foi inaugurada uma estátua em homenagem ao Polícia, na rotunda junto ao Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, em Moscavide.

• Estátua em homenagem ao PSP

A cerimónia, que decorreu no dia 19 de dezembro, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, tendo o Município apoiado a construção da imagem com a cedência de vários materiais. A estátua representa, igualmente, a “operacionalidade da figura feminina, pela capacidade da mulher em agir”, explicou o autor José Rodrigues.

Durante a cerimónia, o comandante daquela unidade policial, o superintendente Jorge Maurício, elogiou os milhares de agentes “pela dedicação e grande vontade que têm de fazerem mais e melhor pelo cidadão, através da sua proximidade e hospitalidade” ao longo dos 150 anos da instituição. Também reivindicou “mais meios e recursos humanos” relacionados, nomeadamente, com a evolução tecnológica e o “fenómeno da litoralização e desertificação do interior”.

A secretária de Estado adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, ouviu as preocupações e garantiu que “há consciência de todas as necessidades e dos novos desafios como, por exemplo, a questão da videovigilância” enquanto medida preventiva do crime. “Não me conformo que estes sistemas sejam maioritariamente monitorizados por particulares, havendo apenas três ao nível público (Amadora, Bairro Alto e Santuário de Fátima), sendo a visualização das imagens pelas forças de segurança uma forma de prevenção criminal. Aceitemos, então, a prevenção ao nível da videovigilância”, reforçou.