Bibliotecas Escolares

Promoção do livro e da leitura na escola

19.12.2017

Outubro nas Bibliotecas Escolares é uma iniciativa da Câmara de Loures que tem permitido o encontro dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico com escritores de literatura para a infância.

• Promoção do livro e da leitura na escola

Ao longo de todo o ano letivo, escritores de literatura para a infância, bem como a equipa de animação das bibliotecas municipais do concelho de Loures têm visitado as bibliotecas escolares (BE) do 1.º ciclo do ensino básico, para promover o encontro dos autores, dos livros e das histórias com os seus alunos.
Esta iniciativa integra-se na ação Outubro nas Bibliotecas Escolares, lançada em outubro, mês Internacional das Bibliotecas Escolares, com a realização do Encontro Bibliotecas e Literacias: novos desafios! em parceria com o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, no passado dia 17 de outubro.
À deslocação dos escritores às escolas do 1.º ciclo está associada a aquisição e oferta de livros às bibliotecas escolares, de forma a facilitar o trabalho de professores e alunos, contribuindo igualmente para um reforço do fundo documental das BE, com livros recentes e de autores conceituados.
No dia 29 de novembro, a Escola Básica do Infantado recebeu a visita da autora e ilustradora, Catarina Sobral, que desenvolveu uma oficina criativa a partir da sua obra “Tão Tão Grande”, criando uma verdadeira interação entre as crianças e a escritora, dando asas à imaginação e à criatividade.
No mesmo dia, a escritora Rita Vilela realizou três sessões com as crianças da Escola Básica do Prior Velho, trabalhando com os alunos, de forma criativa, a obra “Chapéus com História” e outras de sua autoria.
No passado dia 13 de dezembro, o escritor José Fanha realizou três sessões na Escola Básica do Alto da Eira, Escola Básica da Bela Vista e Escola Básica de Via Rara, em Santa Iria de Azóia, onde, de uma forma divertida, abordou temas sérios, como o respeito pela diferença, a inclusão e a multiculturalidade, terminando a sessão, com as “Memórias de um lobo mau”, uma das obras oferecidas pela Câmara Municipal de Loures.
As sessões prolongar-se-ão durante todo o ano letivo, com a participação dos escritores Isabel Ricardo, Fernanda Botelho, Lara Xavier e David Machado, da ilustradora Mafalda Milhões e da equipa de animação das bibliotecas municipais de Loures.