Ir para o Conteúdo

Santa Iria de Azóia

Consulta pública da revisão da Zona Especial de Proteção da Quinta de Valflores

17.11.2017

Encontra-se em consulta pública, até dia 11 de dezembro, o projeto de decisão relativo à proposta de revisão da Zona Especial de Proteção (ZEP) da Quinta de Valflores, em Santa Iria de Azóia.

  • valflores revisão


A proposta prevê a criação de uma área de sensibilidade arqueológica e de mais dois zonamentos: um relativo à área edificada envolvente e outro, às áreas livres de construção que integram espaço sobrante entre as infraestruturas rodoviárias.

Esta revisão, publicada na 2.ª Série do D.R., n.º 206, de 25 de outubro de 2017, o Anúncio 189/2017 de 1 de agosto, estabelece a criação de uma área de sensibilidade arqueológica (ASA), em redor Palácio de Valflores, classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP), que obriga ao acompanhamento arqueológico presencial, de todas as operações de natureza urbanística com impacte no solo e subsolo.

A restante área da ZEP será dividida em duas zonas principais: a zona 1, que abrange parte dos limites do perímetro urbano contruído envolvente, regulando as possibilidades da sua alteração, a instalação de publicidade e a colocação do mobiliário urbano; e uma zona 2, de regulação de natureza mais paisagística, que diz respeito aos espaços ainda livres de construção ou ao espaço sobrante entre as infraestruturas rodoviárias A1 e IC2.

Toda a documentação referente a este projeto de decisão está disponível para consulta pública na página da Direção-Geral do Património Cultural, até ao dia 11 de dezembro. 

 

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora