16.º aniversário da BMJS

Apresentação do livro José Saramago, Homem-Rio

16.11.2017

Integrada no programa das comemorações do 16.º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS), a 14 de novembro, a sala polivalente deste equipamento municipal recebeu Inês Fonseca Santos e João Maio Pinto, autores do livro José Saramago, Homem- Rio, para a apresentação da obra.

• Apresentação do livro José Saramago, Homem-Rio

Publicado em 2016 e fazendo parte da coleção Grandes Vidas Portuguesas, a escritora e o ilustrador apresentaram o livro a alunos do 12.º ano da Escola Secundária Dr.António Carvalho de Figueiredo e Escola Secundária José Afonso, em duas sessões.

A apresentação começou com Inês Fonseca Santos a relatar a responsabilidade que sentiu ao receber o convite para participar nesta biografia, dedicada a um público mais jovem, por ter de escrever, “em 40 ou 50 páginas, a vida de um autor como José Saramago, pelo que “tive de selecionar o que ia contar”, optando por um cruzamento entre a vida pessoal e a obra literária, sabendo que o livro tinha de “conjugar duas linguagens diferentes", a escrita e a ilustrativa.

Para a autora do livro, que viveu e estudou vários anos no concelho de Loures, “os escritores formam-se a ler outros autores” e ao escrever uma biografia “temos de amar o biografado, porque é uma forma de descobrir mais sobre essa pessoa” e “eu acabei este livro ainda mais apaixonada pelo Saramago”.

Já para o ilustrador João Maio Pinto, o objetivo foi “tentar contrariar a ideia de Saramago como uma figura fechada e taciturna”, o que o levou a trabalhar com cores vibrantes para “mostrar a dinâmica da escrita do autor”, salientando que, para além de se ter baseado em imagens do único Prémio Nobel da Literatura português, as suas ilustrações se focaram, sobretudo, nos textos de Inês Fonseca Santos.

Os alunos das escolas, presentes nesta apresentação, tiveram direito a uma visita guiada pela exposição das ilustrações do livro José Saramago, Homem-Rio, patente na BMJS, até 30 de novembro, na qual João Maio Pinto explicou as suas opções ilustrativas neste trabalho.