Até 2020

Loures e FNAS renovam compromisso

16.11.2017

A Câmara Municipal de Loures e o Fórum Nacional Álcool e Saúde (FNAS) assinaram a Carta de Compromisso para o triénio 2017-2020.

• Loures e FNAS renovam compromisso

Pretende-se manter uma plataforma representativa, da administração pública e da sociedade civil, visando reforçar as ações necessárias à minimização dos danos provocados pelo consumo de bebidas alcoólicas.

“Congratulamo-nos por contribuir para os objetivos definidos neste documento, na sequência de políticas eficazes no sentido da redução dos problemas ligados ao álcool. Os consumos excessivos são uma preocupação da sociedade, por envolverem riscos e malefícios, pelo que temos direcionado a nossa intervenção para a população escolar e junto dos trabalhadores”, declarou o presidente do Município, Bernardino Soares.

A renovação do compromisso é “um ato que reforça o simbolismo do momento e que determina, essencialmente, a cedência de um espaço municipal para a realização das reuniões do organismo no concelho de Loures”, disse o presidente do Fórum, João Goulão.

O FNAS, que integra o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), resultou de uma Estratégia Europeia e reúne 74 membros que desenvolvem um conjunto de ações relevantes, proporcionando um espaço de debate e partilha de boas-práticas.

“É importante concretizar as orientações de entidades diferenciadas, participantes nestes encontros, e promover uma vida melhor considerando fundamental a vertente de saúde pública”, mencionou Bernardino Soares.

A assinatura do compromisso decorreu, no dia 14 de novembro, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.