Homenagem aos mortos da Grande Guerra

Dia do Armistício celebrado em Loures

14.11.2017

A Câmara Municipal de Loures, em colaboração com o Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes, celebrou o Dia do Armistício, numa cerimónia que teve lugar no dia 12 de novembro, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, em Loures.

• Dia do Armistício celebrado em Loures

O Dia do Armistício simboliza o fim das hostilidades da Primeira Guerra Mundial, perfazendo, este ano, 99 anos sobre a data deste acontecimento tão marcante na história da atualidade.

Para assinalar esta data, o Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes convidou o antigo combatente José Marcelino Martins para falar sobre o que é “o sentir e o viver de um combatente”, partilhando a sua experiência enquanto militar.

O presidente da Câmara Municipal de Loures marcou presença nesta cerimónia e, na ocasião, saudou a Liga dos Combatentes Portugueses, em particular, o seu Núcleo de Loures, “pelo trabalho que tem vindo a desenvolver, não só na recuperação da memória dos tempos das guerras, mas também no trabalho de apoio aos combatentes e antigos combatentes que continuam a necessitar da atenção da sociedade, o que nem sempre tem existido da melhor forma”.

Bernardino Soares valorizou também esta comemoração, “porque é uma comemoração de paz, que assinala o dia em que se pôs fim a uma grande guerra, que muitos mortos trouxe para o nosso país, muita pobreza e dificuldades para as nossas gentes em particular, do concelho de Loures, e é por isso que este monumento homenageia os mortos da Grande Guerra, bem como todos aqueles que sofreram com as circunstâncias económicas que rodearam o esforço da guerra”.

No dia em se homenageia a paz e os falecidos em combate, o autarca salientou ainda que “a recuperação da memória simboliza o respeito pela história e é através dela que construímos um presente e um futuro melhores”.

A Câmara Municipal de Loures e o Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes prestaram a sua homenagem em memória de todos os combatentes mortos, nomeadamente lourenses, depositando uma coroa de flores junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, momento ao qual se seguiu um ato militar protagonizado por uma guarda de honra e um terno de clarins.

Presentes nesta cerimónia estiveram ainda a vereadora Ivone Gonçalves, o presidente do Núcleo de Loures da Liga dos Combatentes, José António Coelho, e o comandante do Regimento de Transportes, Peres de Almeida.