Museu do Vinho e da Vinha

Discursos do Vinho com Filomena Barata

14.11.2017

Filomena Barata, arqueóloga, foi a oradora convidada da iniciativa Discursos do Vinho, que teve lugar no dia 12 de novembro, no Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas.

• Discursos do Vinho com Filomena Barata

O vinho e a vinha na antiguidade: do beber ao saber foi o tema desta conversa, orientada por Filomena Barata, que está integrada na iniciativa Discursos do Vinho, um conjunto de conversas sobre a história, mitos, tradições e as memórias que fazem do vinho uma inspiração intemporal.

Filomena Barata trouxe para a conversa o vinho e a alimentação em Roma, bem como diversos mitos sobre Baco, deus do vinho, e receitas romanas, com base em obras da época.

O vereador responsável pela área das Atividades Económicas da Câmara Municipal de Loures marcou presença nesta conversa, salientando que “é nosso objetivo desenvolver Bucelas à volta do tema do vinho, estando em contacto com os nossos produtores, bem como dinamizando o museu e apostando no turismo”.

“Lisboa está na moda, mas o Município de Loures tem uma oferta, a nível de paisagem e produto, diferente”, relevou António Pombinho.

No final desta conversa, que contou igualmente com a presença do vereador António Marcelino, os participantes tiveram oportunidade de degustar vinhos da região de Bucelas.

Inserida nas comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, esta conversa fez parte de um conjunto de conversas temáticas que, semestralmente, decorrem no Museu do Vinho e da Vinha.