Sessão solene

Bombeiros de Sacavém completam 120 anos

06.11.2017

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sacavém assinalou, no dia 5 de novembro, a passagem de mais um aniversário.

• Bombeiros de Sacavém completam 120 anos

Os 120 anos foram celebrados com uma sessão solene, na qual foram homenageados os sócios com 25 e 50 anos de associados, e o comandante da corporação, Luís Abreu.

A sessão solene contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, que destacou que o Município tem vindo a reconhecer o papel dos bombeiros e as suas carências, lembrando que a Câmara Municipal "vai continuar a aumentar o apoio concedido e a fazer disso uma prioridade".

No último mandato, afirmou, "aumentámos em 12,5% o apoio aos bombeiros. Só no nosso concelho, o valor corresponde a 7% das verbas destinadas aos bombeiros de todo o país neste Orçamento de Estado".

Por outro lado, sublinhou, "a valorização do papel dos bombeiros na sociedade não é menos importante do que os apoios. Por isso, aprovámos, em sede de reunião de câmara, o Estatuto de Apoio ao Voluntariado que, estou certo, merecerá a aprovação unânime em Assembleia Municipal".

Bernardino Soares registou ainda que, "no nosso concelho, os maiores riscos são as cheias e as inundações. É preciso continuar a intervir nesse sentido". Sobre esta matéria, o autarca avançou que iniciar-se-á, brevemente, a obra do caneiro de Sacavém, que permitirá, de forma definitiva, resolver a questão das cheias na baixa da cidade.

Na sessão solene participaram também José Pedroso, da Assembleia Geral dos Bombeiros de Sacavém, Luís Abreu, Comandante, Mário Pina, presidente da Direção, Pedro Araújo, representante da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, Ramos da Silva, representante da Liga de Bombeiros Portugueses, André Fernandes, Comandante Operacional Distrital, e José Oliveira, Diretor de Planeamento de Emergência da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Na cerimónia marcaram igualmente presença o presidente da Assembleia Municipal de Loures, Ricardo Leão, os vereadores Maria Eugénia Coelho, Sónia Paixão e Nuno Dias, o presidente da União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, Renato Alves, e da União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, Nuno Leitão, bem como o coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil, Rui Alves e o Comandante Operacional Municipal, Joaquim Vicente.