Ir para o Conteúdo

16.º aniversário da BMJS

Bruno Vieira Amaral: "O livro é um ser vivo"

06.11.2017

O escritor Bruno Vieira Amaral foi o convidado para um encontro sobre livros e escrita, no dia 3 de novembro, e que marcou o arranque das comemorações do 16.º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS).

  • Bruno Vieira Amaral: "O livro é um ser vivo"
  • Bruno Vieira Amaral: "O livro é um ser vivo"
  • Bruno Vieira Amaral: "O livro é um ser vivo"

 

A conversa desenrolou-se – em modo de entrevista – em torno dos dois romances já publicados por Bruno Vieira Amaral (As Primeiras Coisas; Hoje Estarás Comigo no Paraíso), mas também das 'personagens' que sempre habitaram a vida do escritor, desde a infância, e que foram muitas vezes o ponto de partida para a escrita das obras.

"As Primeiras Coisas é um livro muito ligado às primeiras memórias de infância. Talvez as mais importantes. Nós vivemos muitas vezes isolados da infância. E eu quis escrever um livro com boas histórias, que tocassem o leitor", salientou. "A literatura parte da realidade, mas para chegar ao outro lado. Que vale por si. Que não compete com essa realidade", adiantou.

 

Prémios e distinções

O seu primeiro romance, As Primeiras Coisas, foi considerado livro do ano em 2013 para a revista Time Out e distinguido com o Prémio PEN CLUBE Narrativa, Prémio Literário Fernando Namora e Prémio Literário José Saramago 2015.

Hoje Estarás Comigo no Paraíso, de 2017, é o mais recente romance do escritor.

Bruno Vieira Amaral recordou neste encontro que o Prémio Saramago foi decisivo para se dedicar mais à escrita: "É um prémio que tem o peso de poder alterar as coisas. Traz muito reconhecimento".

 

Ficção versus realidade

A propósito do seu mais recente livro, editado já em 2017, Bruno Vieira Amaral lembrou que esta obra é também muito sobre o processo de o escrever. "O livro é um ser vivo. Que nós vamos inventando e que, no final, tem de respirar sozinho", sublinhou.

Para o autor é fácil amar uma personagem. “O difícil mesmo é amar as pessoas reais". Por essa razão, o escritor quer, cada vez mais, dar "importância ao indivíduo". A cada história.

 

Celebrar o aniversário da BMJS até 30 de novembro

Até 30 de novembro, a BMJS está a comemorar 16 anos. Até lá, são muitas as atividades que a biblioteca tem para lhe oferecer. Destaque para a apresentação do livro José Saramago, homem-rio, no dia 14 de novembro, às 14h30, bem como para o colóquio Literacias na primeira infância, nos dias 24 e 25 de novembro.

No dia do aniversário, 30 de novembro, não perca, às 21 horas, o espetáculo de palavras, sons e imagens Aleatório: concerto de palavras ao acaso, pela Andante Associação Artística.

Consulte o programa completo.

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora