Mentes Sorridentes

Livro Quando a Escola Respira apresentado em Loures

06.11.2017

O livro Quando a Escola Respira, das edições Mahtma e da Associação Mentes Sorridentes foi apresentado, no passado dia 3 de novembro, em Loures.

• Livro Quando a Escola Respira apresentado em Loures

O Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte foi o local escolhido para a apresentação da obra, que contou com as presenças da vereadora com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Loures, Maria Eugénia Coelho, e do Secretário de Estado da Educação, João Costa.

Maria Eugénia Coelho destacou que o projeto Mentes Sorridentes tem tido o apoio da autarquia e é uma "boa ideia", que tem contribuído para a evolução da Educação no concelho.

"A médio prazo, contribuirá para que os jovens sejam mais felizes e façam parte da construção de uma sociedade melhor no futuro. A nossa ideia é que este projeto possa ser alargado aos 13 agrupamentos do concelho, sendo que, neste momento, já se encontra a decorrer uma formação com cerca de uma centena de professores, com vista a essa implementação", explicou a vereadora.

João Costa lembrou que era bastante cético em relação às ideias que estavam na base do projeto Mentes Sorridentes, mas que mudou de opinião depois de conhecer o conceito e de perceber que este é, hoje em dia, “fundamental”.

Em relação ao livro, deixou claro que "é importante que fique este registo, até para contaminar outras escolas".

"Hoje em dia, a questão do bem-estar é tida como um tema central na Educação. Ninguém consegue aprender se não estiver feliz", concluiu.

Projeto Mentes Sorridentes em Loures

O projeto Mentes Sorridentes está presente em Loures, no Agrupamento de Escolas João Villaret, o qual considerou que o crescente reconhecimento científico da prática de exercícios de relaxamento respiratório justificava a sua implementação a nível escolar, abrangendo alunos, encarregados de educação, pessoal docente e não docente. Assim, em parceria com o Hospital Beatriz Ângelo, um grupo voluntário de professores e técnicos do agrupamento uniu-se para criar o projeto Mentes Sorridentes, o qual pretende aplicar a prática de mindfulness a jovens alunos, do 1.º ao 3.º Ciclo.

Este projeto pretende ensinar a comunidade escolar a utilizar mecanismos de autocontrolo, de modo a gerir situações de stresse, desequilíbrio emocional, que interferem nas capacidades de aprendizagem, atenção e concentração e no inter-relacionamento pessoal dos alunos, estimulando o foco das tarefas cognitivas.