Santa Iria de Azóia

PUSIA recebe obras de manutenção e melhoramento

31.10.2017

Está concluída a primeira fase das obras de manutenção e melhoramento no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia (PUSIA).

• PUSIA recebe obras de manutenção e melhoramento

Trata-se de um conjunto de trabalhos que visaram a recuperação de parte do edificado existente, a reposição do funcionamento do Parque Temático de Energias Renováveis, a renovação dos equipamentos desportivos, bem como a manutenção do mobiliário urbano exterior.

No que diz respeito ao edificado, nesta primeira fase de intervenção foram contemplados os balneários, o Centro de Educação Ambiental e o Moinho, com trabalhos de recuperação e pintura das paredes exteriores, interiores e tetos, assim como a reparação de caixilharias e portas. Foram também reparadas as redes de água, esgotos, eletricidade e ventilação nos balneários e substituídos os sanitários, agora adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.

A limpeza e recuperação de coberturas, algerozes, tubos de queda e chaminés de ventilação foram alguns outros trabalhos efetuados no âmbito desta intervenção no edificado.

Em termos de espaços e equipamentos exteriores, as intervenções incidiram na recuperação do circuito de manutenção, com a substituição dos equipamentos e reparação de pavimentos; na substituição de equipamentos de fitness sénior; na reparação do mobiliário urbano e sinalética existente, bem como dos circuitos pedonais, nomeadamente através da substituição das escadarias, pontes e outras estruturas em madeira.

Parque Temático de Energias Renováveis de novo em funcionamento

Por forma a restabelecer o funcionamento do Parque Temático de Energias Renováveis (PTER), foram recuperados todos os equipamentos e repostas as funcionalidades do projeto inicial deste parque temático, cuja função de educação ambiental permite, num só local, ter representados os principais tipos de energias alternativas: a energia eólica, através do moinho de vento e de um aerogerador; a energia hídrica, representada por uma mini-hídrica que produz eletricidade; e ainda a energia solar através dos painéis solares térmicos e fotovoltaicos.

O edifício do Centro de Educação Ambiental, com um espaço expositivo também renovado, acolhe a área de Sensibilização e Educação Ambiental do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Loures, e é o local onde termina o percurso dedicado às energias renováveis.

Recorde-se que o Parque Urbano de Santa Iria de Azóia foi a primeira área de lazer pública do país construída sobre um antigo aterro sanitário.