Novo Parque Urbano da Encosta de Santo António dos Cavaleiros

23.07.2017

Decorreu, no dia 22 de julho a abertura oficial da primeira fase do Parque Urbano da Encosta de Santo António dos Cavaleiros (PUESAC), com cerca de 2,4 hectares de zona verde e de lazer, que ocupam a área envolvente ao Centro de Saúde.

• no puesac1
  • not puesac2
  • not puesac3
  • not puesac4
  • not puesac5

Este novo espaço começou a ser utilizado logo pela manhã com a dinamização de aulas de Boot Camp e Cross Fit. E, ao início da tarde, a equipa de animação das bibliotecas municipais reuniu as crianças para a hora do conto, e cerca das 15h30, teve início a cerimónia oficial de abertura do PUESAC, com o vereador Tiago Matias, responsável pela área do ambiente na Câmara Municipal de Loures, agradecer a todos técnicos municipais e entidades que estiveram envolvidas neste projeto e que o tornaram possível.

“Esta é a primeira fase do projeto, com cerca de 2,4 hectares, e tem desde já os elementos mínimos para que possamos fruir, nomeadamente os caminhos, as escadas mínimas e essenciais, e ainda colocados equipamentos geriátricos. Procurámos criar um espaço que recupere antigo uso do solo, com os pomares e olivais que aqui existiram em tempos, de baixa manutenção e, por isso, ambientalmente sustentável”, explicou Tiago Matias, acrescentando que esta intervenção pretendeu também “reforçar a estrutura verde municipal, aumentando a biodiversidade, protegendo o solo e, naturalmente, aumentando o sequestro de CO2”.

O presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, complementou as palavras do vereador, referindo que gostaria que os parques urbanos e os espaços verdes fossem também uma marca do concelho.

“Queremos que os parques urbanos aumentem, na sua dimensão e qualidade, e que sejam cada vez mais zonas para serem fruídas pela população, onde as crianças possam brincar, os idosos possam passear com conforto e segurança, e onde todos possam beneficiar do contacto com a natureza. Por isso, esperamos que este parque seja muito usado por todos, e que seja uma mais-valia muito grande no nosso concelho e na freguesia de Santo António dos Cavaleiros” concluiu o autarca.

O vereador Tiago Matias conduziu Bernardino Soares numa pequena visita ao novo Parque Urbano da Encosta de Santo António dos Cavaleiros, acompanhados pelo vice-presidente da Autarquia, Paulo Piteira, pelas vereadoras Maria Eugénia Coelho e Sónia Paixão, pela presidente da Assembleia Municipal, Fernanda Santos, e ainda pela presidente da União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas, Glória Trindade.

Ao longo de todo o dia as crianças puderam brincar nos insufláveis, subir a parede de escalada e participar em jogos de grupo dinamizados pela Azimute Radical, bem como participar nas atividades promovidas pelo Agrupamento 495 dos Escuteiros de Santo António dos Cavaleiros.

Recorde-se que o PUESAC é um espaço ambientalmente sustentável, em que foram privilegiadas soluções que recuperam o antigo uso do solo, promovendo a requalificação do coberto vegetal e também a melhoria do ambiente. Foram plantadas 21 espécies de árvores e arbustos, num total de 364 exemplares, com o objetivo de aumentar os níveis de biodiversidade, proteger o solo e reduzir os riscos de erosão hídrica, de incêndio e de cheias.