Novo equipamento desportivo em Moscavide

Pavilhão do Oriente inaugurado

18.07.2017

A 16 de julho, em Moscavide, foi inaugurado o Pavilhão do Oriente, o mais recente equipamento desportivo do concelho. A obra, entregue à Autarquia há pouco mais de um ano, só agora abriu ao público, depois de ultrapassadas várias questões legais.

• Pavilhão do Oriente inaugurado

Na inauguração oficial, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, afirmou que o pavilhão está “ao serviço da população” e “vem dar uma nova resposta à prática de várias modalidades”, sendo “um importantíssimo equipamento para a vida do associativismo” na zona oriental do concelho de Loures.

A cerimónia contou com um desfile e demonstrações de modalidades desportivas, a cargo da Associação de Dança de Moscavide, Atlético Clube de Moscavide, Associação de Moradores da Portela e Núcleo de Cicloturismo de Moscavide. Na inauguração estiveram presentes o vice-presidente da Autarquia, Paulo Piteira, a presidente da Assembleia Municipal, Fernanda Santos, os vereadores Ricardo Lima e Sónia Paixão, e a presidente da União das Freguesias de Moscavide e Portela, Manuela Dias.

Na ocasião, o presidente da Câmara congratulou-se pela entrada em funcionamento do equipamento, lembrando que apenas há pouco mais de um ano ele foi entregue à Câmara pelo urbanizador. Seguiu-se um período de tempo em que a própria Câmara assumiu um conjunto de obras no equipamento, que o tornaram mais funcional.

O Pavilhão do Oriente junta-se, assim, a outros equipamentos originalmente previstos para o Condomínio do Oriente, que, só com a intervenção da Autarquia, foram recentemente terminados, como os casos da Unidade de Saúde Familiar Tejo, inaugurada em janeiro de 2015, ou do Centro de Atividades Ocupacionais, que abriu portas em junho deste ano.

Campeonato Regional de Lisboa de Danças de Salão

Na véspera da inauguração oficial, o Pavilhão do Oriente recebeu o Campeonato Regional de Lisboa de Danças de Salão, um evento organizado pela Associação de Dança de Moscavide e que contou com o apoio da Câmara Municipal de Loures e da União das freguesias de Moscavide e Portela.

No torneio participaram mais de 30 pares de dançarinos, pertencentes a 10 coletividades, que competiram nas vertentes de danças Latinas e Clássicas. Paulo Piteira, que entregou alguns dos prémios aos vencedores, considerou que a escolha da dança para a inauguração do recinto, “foi uma escolha acertada” para “demonstrar as enormes potencialidades deste equipamento”.