131.º aniversário do concelho

Sacavém recebeu concerto de Miguel Araújo

17.07.2017

Milhares de pessoas encheram o pavilhão do Sport Grupo Sacavenense para assistirem ao concerto de Miguel Araújo, a 14 de julho. O evento marcou o regresso dos grandes concertos à zona oriental do concelho e à cidade de Sacavém.

• Sacavém recebeu concerto de Miguel Araújo

Ao longo de quase duas horas, Miguel Araújo apresentou as suas músicas mais conhecidas, chegando a tocar Fizz Limão a pedido do público. Envolvido com o artista, que tocou acompanhado de uma banda composta por 14 músicos, o público cantou a letra de 1987, single de lançamento do novo álbum Giesta e ouviu atentamente a canção Axl Rose, apresentada oficialmente na véspera do espetáculo em Sacavém.

Também não faltaram temas de outros autores, como uma das músicas escritas por Miguel Araújo para António Zambujo, a quem chamou de “o meu companheiro de estrada”, ou a interpretação do clássico de Bob Dylan, Like a Rolling Stone, que levou várias gerações a cantar e a dançar em Sacavém. O concerto terminou com a interpretação de Os Maridos das Outras, canção que, em 2012, se transformou num sucesso imediato e impulsionou a carreira a solo do músico nortenho.

“Há muitos anos que não tínhamos, aqui no pavilhão do Sacavenense, um concerto com esta importância” e “esta cidade bem merece”, disse Bernardino Soares, presidente da Autarquia de Loures, antes do início do espetáculo, realçando que “para se ser cidade também é preciso ter cultura e a Câmara Municipal vai continuar a apostar na descentralização”, porque “um concelho que tem a cultura como prioridade é um concelho mais democrático”.

O presidente fez ainda referência às Festas de Loures 2017, que se iniciam oficialmente a 21 de julho, com o concerto de Ana Moura no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures. Até 26 de julho, Tito Paris, Rita Redshoes, Dead Combo ou João Afonso são alguns dos artistas que compõem um cartaz completo, onde poderá ouvir sonoridades diversas, desde o rock à música étnica. Consulte o Programa completo.

Pelo recinto do Sacavenense, passaram também o vice-presidente da Câmara, Paulo Piteira, a presidente da Assembleia Municipal, Fernanda Santos e a vereadora Maria Eugénia Coelho.

O artista

Miguel Araújo iniciou a sua carreira musical em 2002, com a banda Os Azeitonas, com a qual se manteve até final de 2016, utilizando o pseudónimo Miguel AJ. Em 2012, com o álbum Cinco dias e meio, deu início à sua carreira a solo. O tema Os Maridos das Outras foi um sucesso comercial, levando o álbum ao 3.º lugar nas vendas em Portugal. Seguiu-se, dois anos depois, o trabalho Crónicas da Cidade Grande, que alcançou o número um do top de discos do Itunes. Editado este ano, Giesta é o mais recente álbum de originais do artista portuense, que apresenta 12 canções inspiradas na sua infância. Como compositor, Miguel Araújo também criou temas para outros músicos, como Ana Moura, Carminho ou António Zambujo, artista com o qual, em 2016, realizou 28 concertos nos Coliseus de Lisboa e do Porto.