Ir para o Conteúdo

Candidatura ao Fundo Ambiental

Loures propõe criação de Laboratório Vivo para a Descarbonização

07.07.2017

A Câmara de Loures candidatou-se ao Concurso de Ideias do Fundo Ambiental, com o intuito de receber apoio financeiro para o desenvolvimento de um Laboratório Vivo para a Descarbonização. 

  • Loures propõe criação de Laboratório Vivo para a Descarbonização

 

Este projeto visa a requalificação de um troço do rio de Loures, com cerca de 1200 metros de extensão, onde será criado o Laboratório.
Um Laboratório Vivo para a Descarbonização traduz-se na adaptação de um espaço urbano que promova a descarbonização da vivência em cidade, através da integração de soluções no domínio dos transportes e mobilidade, eficiência energética em edifícios, serviços ambientais inovadores e promoção da economia circular.
Com este projeto, a Autarquia pretende criar um percurso pedonal e ciclável com cerca de 1200 metros de extensão, que seguirá ao longo da margem esquerda do rio, desde a ponte sobre a EN115, com ligação à malha urbana da cidade de Loures, terminando na ponte do pinhal. Esta intervenção irá promover a mobilidade sustentável, utilizando também pontos de iluminação pública inteligente e autossustentáveis, ao longo de todo o percurso.
Em termos ambientais prevê-se a criação de um Laboratório de Rios, onde os visitantes poderão ficar a conhecer as boas-práticas de intervenção fluvial e algumas soluções técnicas de engenharia natural, associadas à reabilitação fluvial. Pretende-se também criar sumidouros de carbono, através da plantação de vegetação autóctone, uma vez que este tipo de flora apresenta um elevado potencial de fixação de carbono.
No final do mês de julho serão conhecidos os resultados do Concurso de Ideias, em que as doze propostas selecionadas serão apoiadas com 80 mil euros cada, para darem início ao desenvolvimento do plano de implementação do Laboratório Vivo para a Descarbonização proposto. 

 


Imprimir Endereço direto da página Imagem separadora