Sacavém

Loures contesta abertura do Centro de Emprego apenas dois dias por semana

06.07.2017

A Câmara de Loures contesta a decisão do Governo em reabrir o Centro de Emprego em Sacavém apenas dois dias por semana, lamentando que a Autarquia tenha sido informada dessa situação apenas 15 dias antes da reabertura.

• Loures contesta abertura do Centro de Emprego apenas dois dias por semana

O Centro de Emprego em Sacavém, que tinha encerrado em outubro de 2015, reabriu no início desta semana, em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Loures, situadas na Quinta do Património.

Contudo, a Autarquia não está de acordo com o facto dos serviços apenas estarem abertos dois dias por semana: terças e sextas-feiras.

O presidente da Câmara Municipal, Bernardino Soares, e a vereadora da Coesão Social no Município, Maria Eugénia Coelho, deslocaram-se às instalações, no dia 6 de julho, para aferir das condições de atendimento aos cidadãos.

"Valorizamos que tenha sido possível reabrir o serviço, que era o ponto essencial pelo qual estávamos a lutar. Fizemos tudo para que acontecesse. Mas não estamos particularmente satisfeitos com o facto de apenas funcionar dois dias por semana", disse Bernardino Soares.

E acrescentou: "Até o próprio Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) nos deu a informação, quando assinámos o protocolo, de que a maioria dos desempregados do concelho estão na zona oriental. Estranhamos muito que só cerca de 15 dias antes da abertura do serviço, após vários meses de preparação deste processo, é que nos tenha sido dito que afinal só ia abrir dois dias por semana".

"Pensamos que é insuficiente e a nossa próxima batalha vai ser lutar para que abra todos os dias e que o atendimento seja cada vez mais eficaz para a população da zona oriental do concelho", concluiu.

Recorde-se que o Centro de Emprego em Sacavém encerrou em 2015, obrigando a população da zona oriental do concelho a deslocar-se até à cidade de Loures. Durante este período, a Câmara Municipal encetou diversas diligências com vista à abertura deste serviço em Sacavém, tendo, em maio deste ano, assinado um protocolo com o IEFP, no qual cedeu instalações municipais.
As novas instalações do Centro de Emprego em Sacavém situam-se na Rua da Cooperativa “A Sacavenense”, n.º 20 C, r/c B, na Quinta do Património.